Questões do Desenvolvimento do Município para o Plano Diretor

26/07/2006

 

Geração de riqueza, renda e empregos.

Na incessante busca por novos investimentos em atividades produtivas que gerem emprego e renda, os municípios têm adotado como estratégia à criação de Distritos Industriais cedendo terrenos para novas atividades ou ampliação das já existentes.

         Isto tem se mostrado insuficiente, mesmo porque não existem tantos investimentos novos para ocupar todas as áreas que os municípios colocam à disposição em especial das indústrias.

         A qualidade de vida, as infra-estruturas existentes como água, asfalto, energia e urbanização adequada, ao lado de indicadores sociais positivos, são fatores que contribuem para a decisão dos investidores em optar por uma ou outra região.

         Mas, o maior diferencial a se oferecer está na Mão-de-Obra qualificada disponível.

         Isto só se constrói com educação de excelente qualidade, com muito mais do que cumprir obrigações legais, inovando sempre na busca deste diferencial sempre através de treinamento e capacitação.

         Estas considerações fazem parte de um resumo da opinião da FIESP e por onde tem atuado enquanto entidade de classe.

 

Nosso Desafio

         Como cidadãos devemos cumprir nosso papel no caminho do desenvolvimento do nosso município, e agora, mais ainda, com uma excelente oportunidade que é a construção do nosso Plano Diretor Participativo.

         Para facilitar elaboramos uma relação de atividades que necessitam ser confirmadas e priorizadas para serem adequadamente inseridas no Plano Diretor.

 

  • Desenvolvimento Geral (criar diferenciais de mais valor)

 

         Manter e aprimorar sempre Políticas Publicas que visem garantir constantes melhorias na qualidade de vida e na felicidade dos cidadãos, de modo que sempre seja um forte fator diferencial, conhecido e amplamente divulgado.

 

         Constantes progressos e inovações na área educacional e cultural, de modo a diferenciar a qualificação das pessoas e das instituições para que sejam sempre muito melhor que os municípios concorrentes.

         Introduzir o conceito de excelência da qualidade e do aproveitamento no ensino buscando sempre estar na frente das inovações.

          Aprofundar e criar uma verdadeira cultura do saber, com a recente introdução da Informática e das Artes e Ofícios nas escolas e estender a toda a sociedade, estas aptidões com ações constantes de incentivo ao aprendizado e a comercialização.

         Introdução do ensino de línguas nas Escolas, em especial espanhol e inglês, no ensino fundamental.

          Introduzir programa de apoio aos talentos, dando incentivos e criando atividades que potencializem os dotes dos alunos que demonstrem ter estas aptidões especiais.

    

         Manter o programa continuado de empreendedores para preparação constante da população para novas oportunidades de negócios.

         Aprofundar as ações de embelezamento da cidade, em especial nos bairros, e das estradas, como um diferencial a mais de atração de visitantes e na qualidade de vida da população.

         Manter um continuado esforço de preservação dos mananciais e da conservação de todos os recursos hídricos do município, como exemplo para a humanidade e como diferencial pela disponibilidade da água.

         Incentivar e apoiar as investigações científicas e de extensão universitária por instituições de ensino e de pesquisa como forma de se ter um novo diferencial de conhecimento da realidade local, transformando este conhecimento em competitividade e novas oportunidades de ações.

     

  • Agricultura:

 

Áreas de cana:

Atentar para os cuidados com o meio ambiente, áreas de preservação permanente e averbação de áreas de reserva legal,

Ocupação das áreas não cultivadas com cana para outras atividades, piscicultura, criação de ovelhas, extração de mel, etc.

 

Áreas de Pastagens:

Aumento da produtividade das áreas menores através do programa de transporte de calcário.

 

Áreas de Eucalipto

Cuidados ambientais

Parcerias com a VCP na responsabilidade social e recuperações ambientais

Incentivo ao plantio em áreas pequenas.

 

Áreas de Citros

Aumento da produtividade nas menores propriedades através de incentivos como o transporte de calcário e a introdução de¨Arachis pintoi¨ (amendoim-rasteiro) leguminosa que protege o solo e fixa de nitrogênio.

 

Propriedades menores

Implantar opções de Multifuncionalidade da Agricultura, (novas atividades que gerem renda e emprego) opções de turismo, lazer, atividades correlatas à atual produção, novas atividades produtivas adequadas para pequenas áreas e também com maior valor agregado.

Floricultura (ex.orquídeas que já é bem difundido) criação de pequenos animais (pássaros, coelhos, abelhas, ovelhas, cabritos, patos, peixes, etc.).

 

 

  • Turismo

 

Continuidade na presente melhoria da infra-estrutura:

  -Tratamento do esgoto

  -Construção de aterro sanitário

  -Adequação e recuperação da área do atual lixão

  -Centro Olímpico

  -Piscina coberta

  -Asfalto do acesso ao Morro do Itatiaia

  -Melhorias no Deserto do Alemão

Definição e divulgação dos Roteiros Turísticos

Treinamento e capacitação constante da população no atendimento aos turistas para se criar um diferencial de cortesia que seja exemplar, constante e amplamente difundido.

Maior valorização das obras e da vida do Zequinha de Abreu

Construção do Lago do Xinguí,como mais um local de turismo e de lazer.

 

 

  • Serviços, Comércio e Indústrias.

 

 Adequação do ISS, com incentivo ao setor de serviços.

 Terminar a infra-estrutura do Distrito Industrial

 Distrito Industrial na Estrela para aproveitar o gás natural

 Atuação pró - ativa do PAT e do Banco do Povo

 Programa estável de treinamento e de capacitação de Recursos Humanos

 Programa de divulgação dos nossos diferenciais de qualidade e de custo de vida como forma de se atrair empresas do setor de serviços.

 

Constar todo ano no orçamento recursos para aquisição de áreas para instalação de novas atividades produtivas, para que seja possível e rápido o atendimento de qualquer demanda, em local mais apropriado.

 

  • Saúde.

Manter constante discussão e ações junto ao Governo do Estado visando a ampliação das atividades do CAIS, como prestador de serviços de saúde regional, aproveitando-se mais adequadamente a estrutura existente, tanto física como de recursos humanos, como forma de gerar mais benefícios para a comunidade.

 

 

  • Fortalecimento Social

Desenvolver Políticas Publicas de fortalecimento da sociedade civil com constante incentivo a sua organização democrática e pluralista.

 

Implantar ações articuladas em todas as atuações sociais, melhorando sempre a prestação de serviços próprios da municipalidade e ainda auxiliando e incentivando as entidades.

 

  • Gestão Democrática.

Instituir mecanismos permanentes e obrigatórios de participação da população no planejamento e na execução orçamentária. 

 

  PARTICIPEM

Mande seu e-mail e dê sua sugestão

administracao@santaritadopassaquatro.sp.gov.br

> Fechar <