Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

 

Com título “Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está divulgando semanalmente suas ações e assuntos de interesse ligados a questão ambiental. Confira a seguir.

O crescimento populacional é inevitável, inerente a ele e ao atual estilo de vida das pessoas, existe incremento da geração de resíduos, lixo, esgoto, gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis e criação de animais, entre outros. Com uma breve reflexão podemos concluir que o planeta Terra se trata se um lugar isolado, sendo que tudo que nele está, continuará, e nada pode ser importado de outros locais, portanto todos os resíduos já citados, apesar de já existirem aqui, estão sendo transformados em outras formas que não as naturais, e isso pode ser extremamente danoso ao meio ambiente.

Cada vez mais é preciso repensar a maneira como se utiliza os recursos e como se trata os resíduos gerados, para que a atividade humana não se torne insustentável. Os municípios estão olhando com outros olhos para as questões de saneamento básico, como a destinação correta do lixo e o tratamento de esgoto, Santa Rita do Passa Quatro fez a lição de casa e em 2019 inaugurou sua segunda estação de tratamento de esgoto, e hoje 100% desse resíduo passa por tratamento. Como exemplo podemos citar que antigamente, o esgoto que saia de uma casa no centro da cidade, era diretamente despejado no córrego Marinho (que corta a cidade), esse pequeno rio direcionava o esgoto ao Rio Claro, que por sua vez destinava águas de má qualidade ao Rio Mogi Guaçu, e as águas vão para: Rio Pardo, Rio Grande, Rio Paraná e Oceano Atlântico. Mas para que citar tantos nomes? Para se entender que não se tratando esgoto, ele polui todo o trajeto por onde passa. Com o avanço no tratamento nosso município consegue, atualmente, deixar de direcionar a todos os corpo d’água citados, até 90% da matéria orgânica produzida e isso é MUITO significante e importante.

Em adição às boas iniciativas também temos o ECO – PONTO municipal, que recebe todos tipos de materiais inservíveis (com exceção de lixo doméstico), como restos de podas de árvores, entulho, recicláveis, madeira, moveis etc. Com isso esses materiais deixam de ser jogados nas periferias dos bairros, e são corretamente destinados ao aterro sanitário. SEJA CONSCIENTE E UTILIZE O ECO PONTO, é gratuito, e na maioria das vezes muito mais próximo que os locais de descarte irregular. Nosso Eco Ponto fica na Rua José Ribeiro de Oliveira, na antiga caixa d’água da Serra, e funciona de segunda a sexta das 8 às 11h e das 13h às 19h, e aos sábados as 8 às 12h.