Ações comemoraram a Semana do Meio Ambiente no município

Dia Mundial é celebrado anualmente em 5 de junho; preservação, educação e conscientização foram os objetivos principais

Campanha de Arrecadação de Lixo Eletrônico comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (AssCom/Divulgação)

Cinco de maio é o Dia Mundial de Meio Ambiente, para comemorar a data o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro promoveu uma semana inteira de ações visando principalmente a preservação, educação ambiental, além da conscientização da população sobre sua importância.

A primeira atividade aconteceu na terça-feira (4/6), com plantio realizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com os atiradores do Tiro de Guerra  02077, na Represa Municipal de Abastecimento Público Passa Quatro.

Na quarta-feira (5/6), o Dia Mundial do Meio Ambiente, e na quinta-feira (6/6), foi realizada mais uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico, na Praça Poeta Mario Mattoso, onde foi montado um posto para recolha do material no pátio da Estação. O objetivo da campanha é de promover o descarte consciente do material nocivo ao meio ambiente. Com exceção de lâmpadas (incandescentes ou fluorescentes), qualquer material eletrônico pôde ser descartado, como computadores, placas e equipamentos de informática em geral, monitores, televisores, aparelhos de som, antenas, fax e telefonia (incluindo celulares), pilhas, baterias, fios e cabos elétricos, videogames e fitas VHS, entre outros.

Ação durante a Feira do Produtor encerrou a semana de atividades (Divulgação)

Também na quinta-feira (6/6) aconteceu a visita ao Parque Estadual Vassunuga, com os alunos do Projeto Viveiro Educador da Escola Municipal Laura Suriani Barbuio. Sexta-feira (7/6) tem visita de estudantes à Estação de Tratamento de Água de Santa Rita do Passa Quatro (Comasa).

No sábado (8/6) foi realizada a comemoração da Semana do Meio Ambiente na Feira do Agricultor da Praça do Rosário. O evento organizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente contou com o apoio da Comasa, Parque Vassununga, Associação dos Agentes Ecológicos e o Departamento de Controle de Vetores, que disponibilizaram para exposição banners explicativos e informações para população, além de exposição. O público presente também teve a oportunidade de levar para casa mudas de árvores produzidas e doadas pelo Viveiro Municipal.

É importante lembrar que todos os projetos expostos estão ativos como o Eco Óleo, Prevenção ao Mosquito da Dengue, Reciclagem, Viveiro Municipal e as visitas ao Parque Vassununga, e que são de extrema importância para a conscientização da importância do Meio Ambiente em nossa cidade.