Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

Com título “Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está divulgando semanalmente suas ações e assuntos de interesse ligados a questão ambiental. Confira a seguir.

Sempre na intenção de aprimorar os conceitos de educação e conservação ambiental, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente desenvolve, em parceria com a escola Laura Suriani Barbuio – CAIC, uma “escolinha” de educação ambiental, produção de mudas nativas e produção sustentável de alimentos.

A ação é feita com a parceria do funcionário Amauri Luizio Restaino, que a tempo já desenvolve, com os alunos, trabalho educativo voltado ao meio ambiente. Toda a estrutura foi montada no espaço da escola, estufa, canteiro de germinação, sistema de irrigação, local de desenvolvimento pós-germinação, e o trabalho de orientação é feito pelos funcionários do Departamento de Meio Ambiente através de apostila e aulas práticas semanais.

Aproximadamente 30 alunos fazem parte do projeto e podem adquirir conhecimentos importantes, não somente em relação a formação das mudas, mas de educação ambiental e conduta, que também serão abordados nas aulas.

A conscientização em relação à importância do meio ambiente deve começar nos primeiros estágios do desenvolvimento intelectual de uma pessoa, dessa forma os conceitos se incorporam ao caráter do indivíduo, que assimila e põe em prática muito mais facilmente. O contato direto com as mudas de árvores, que serão acompanhadas desde o estágio de semente, e a obtenção de alimentos orgânicos que podem ser consumidos diretamente da horta, ajudam aprimorar conceitos importantes de amor à natureza.

Além das hortaliças usadas pela escola e pela comunidade, de sobra ainda temos as mudas, que plantadas pelos próprios alunos, farão também seu papel na arborização da cidade.

As aulas são ministradas todas as quintas feiras, as 14h no CAIC, e todos da comunidade estão convidados a participar, e junto com as crianças, aprender e também ensinar.