Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Coluna do Departamento Municipal de Meio Ambiente irá divulgar as atividades do setor e assuntos ligados a questão ambiental

A partir desta semana, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro irá divulgar semanalmente suas ações e assuntos de interesse ligados a questão ambiental. A primeira coluna tem como título “Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade”. Confira a seguir.

Imersos em tantos problemas ditos “maiores” provenientes das atuais crises que atravessamos, acabamos deixando as pautas ambientais em segundo plano. Porem com o passar do tempo, vão-se as crises, amenizam-se os problemas financeiros e até os políticos, e os passivos ambientais deixados para traz, perseguirão até as futuras gerações, ocasionando crises muito mais difíceis de se atravessar.

Os serviços ambientais, prestados pela natureza como água, manutenção da temperatura, produtividade do solo, entre muitos outros, parecem não ter custo algum devido a suas atuais disponibilidades. Entretanto, devido à condução que vem sendo imposta pelo homem, esses recursos correm risco de se esgotar, e passadas as crises financeiras e políticas, teremos em mãos novamente o dinheiro, porém não teremos o que comprar, já que não estariam disponíveis água, solo, florestas e biodiversidade de qualidade.

BIO = Vida

Diversidade = Conjunto variado; multiplicidade

Biodiversidade se trata dos conjuntos de diferentes espécies de seres vivos que habitam nosso planeta, e ela tem importante papel na manutenção dos ciclos terrestres, já que cada ser vivo é responsável por manter a boa qualidade do local onde vive, e as relações são tão profundas que nenhuma função pode faltar sem que comprometa o TODO, como os dentes de uma engrenagem.

Respeitar todas formas de vida, por mais simples que PAREÇAM ser, é necessário para a qualidade de vida de todas outras. A mesma formiga que corta as folhas de nossas plantas, faz ninhos no solo, melhora sua aeração e ajuda muito na renovação e ciclo dos nutrientes. A mesma aranha que pode oferecer riscos, pode ajudar no controle de baratas e outros insetos também nocivos à saúde. Esses são exemplos simples da importância das INCONTÁVEIS relações entre as espécies, e devemos respeitar e valorizar sua existência, tanto quanto a nossa.