CAMINHOS DO TREM – Estação Santa Rita do Passa Quatro – Ser. Fazer. Reconhecer.

No dia 27 de julho as 19:30 na Praça Poeta Mario Mattoso, acontecerá a exibição inédita do documentário “Estação Santa Rita do Passa Quatro – Ser. Fazer. Reconhecer.”, realizado pelo Turismo Social Sesc Ribeirão Preto em parceria com o Departamento de Cultura da prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro.

Este vídeo faz parte do projeto Caminhos do Trem, composto de 4 vídeos de aproximadamente 20 minutos cada, que contemplam as cidades de Ribeirão Preto, São Simão, Brodowski e Santa Rita do Passa Quatro.

As histórias são ambientadas nas estações ferroviárias da região de Ribeirão Preto, adaptadas e contadas por atores locais, visando dar amplitude as narrativas que se originam de grupos que foram invisibilizados ao longo da história.

Santa Rita do Passa Quatro por ter sido a cidade escolhida para o encerramento deste projeto, será contemplada também com a apresentação musical dos conceituados artistas Fernanda Marx e Alexandre Perez que acontecerá nesta mesma noite.

A Estação de Santa Rita do Passa Quatro foi construída entre os anos 1880 e 1890. No entanto, ela estava ligada à malha ferroviária da Cia Paulista de Estradas de Ferro, e não da Cia. Mogiana. Nesse período, havia várias companhias que concorriam por um mercado muito promissor: o mercado de transporte por trilhos. Bem preservada, a estação segue os moldes do estilo inglês, onde muitos dos materiais que foram aplicados pela Cia Paulista de Estradas de Ferro (tijolos, esquadrias, ferro, adornos de acabamento) foram importados da Europa. Operou com trens até a década de 1960. Depois de desativada e abandonada por anos, passou por processo de restauro e tombamento pelo Condephaat em 1981 e hoje abriga o Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu.

Dia: 27 de julho de 2022
Local: Praça Poeta Mário Mattoso ( Estação)
Apresentação Musical com Fernanda Marx e Alexandre Perez
Vídeo 1 – Ribeirão Preto (4 histórias: “Estação Barracão”, “Notícia de jornal”, “O Ribeirão Preto” e “Baile das Cozinheiras”)