Com incentivo do ProAc, começa a exposição Zequinha de Abreu

Mostra de longa permanência irá abordar a obra do compositor santa-ritense;  abertura nesta sexta-feira, tem apresentação do grupo Choro da Casa

 

Montagem parte da exposição “Zequinha de Abreu: da ​Flor da Estrada ao ​Tico-tico ​no Fubá” (AssCom/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro recebe a partir desta sexta-feira (26/7) uma exposição sobre o compositor santa-ritense, Zequinha de Abreu, autor do choro “Tico-tico no Fubá, a música brasileira mais executada no mundo.

“Zequinha de Abreu: da ​Flor da Estrada ao ​Tico-tico ​no Fubá”, irá mostrar a história da música popular brasileira, do rádio e do cinema nas primeiras décadas do século 20, permeada por toda a vida e obra do compositor e músico nascido no município em 1880.

A abertura acontece à partir das 19h30, no Museu Zequinha de Abreu, com apresentação do grupo musical Choro da Casa, de Ribeirão Preto.

Promovida com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc), através do Edital Nº 17//2018 para Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo, a mostra de longa duração tem apoio do Departamento de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal.

A exposição terá dois módulos, nos quais a carreira de Zequinha de Abreu será apresentada em dois momentos, a iniciação musical e primeiras composições ainda em sua cidade natal, e sua carreira e obra em São Paulo, além da difusão da música “Tico-tico no Fubá” no Brasil e no cinema norte americano.

A iniciativa, coordenação e curadoria é da historiadora Vanessa Martins Dias, mestre em história pela Unesp e especialista em museografia e patrimônio cultural, que atualmente trabalha como na Fundação Pró-Memória de São Carlos. A pesquisa e curadoria é de Eduardo Toratti, também historiador e também graduado em biblioteconomia e ciências da Informação. O grupo também conta com o apoio da arquiteta e engenheira Débora de Almeida Nogueira.

De acordo com o projeto, o objetivo da exposição é buscar diversificação e ampliação do público, desde estudantes até a terceira idade, inclusive com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência.  Com a exposição será possível fomentar a difusão do acervo museológico, uma vez que possibilitará a valorização da memória local e a preservação da cultura imaterial.

A exposição estará aberta ao público durante os meses seguintes, abrangendo inclusive a programação do 58º Festival Zequinha de Abreu, que acontece em setembro próximo.

 

ZEQUINHA DE ABREU

José Gomes de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de janeiro de 1935.  Mais conhecido como Zequinha de Abreu, em considerado um dos maiores compositores do Brasil e é autor do choro “Tico-Tico no Fubá”, a música brasileira mais executada no mundo. Sua obra mais popular, atingiu o ápice nos anos 1940, quando fez parte de nada menos do que seis filmes em Hollywood. A canção aparece com duas letras, uma feita no Brasil, e outra versão escrita nos Estados Unidos, por Aloísio de Oliveira, para Carmen Miranda, gravada pela Decca Records, em 1945, sendo trilha do filme “Copacabana”, de 1947.