Concurso e desfiles de bandas é atração do fim de semana no 58º Festival Zequinha de Abreu

Evento começou na última quarta-feira, com Banda da Policia Militar e projeto Choro da Casa

Equipe do Departamento de Cultura, com a vice-prefeita Maria Rita e músicos que se apresentaram na noite de quarta-feira (AssCom/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro deve receber mais de 1500 músicos de todo Estado de São Paulo, no fim de semana, quando acontece o concurso e desfile de bandas, no encerramento do 58º Festival Zequinha de Abreu. Promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, o evento é uma homenagem ao compositor santa-ritense José Gomes de Abreu, que ficou mundialmente conhecido pela sua obra.

Apresentação do projeto Choro da Casa, durante abertura do 58º Festival Zequinha de Abreu (AssCom/Divulgação)

A programação do fim semana começa na sexta-feira (20/9) com os Filhos da Cidade e em seguida o Conjunto Água de Vintém, um dos principais grupos de choro do Brasil, à partir das 19h30, na praça Poeta Mário Mattoso (Estação).

No sábado, também às 19h30, na praça Poeta Mário Mattoso, começa 16º Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, o Paulistão, promovido pela Federação das Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (Ffabesp), com as bandas musicais de concerto.

O Paulistão continua no domingo, à partir das 8 horas da manhã, ainda na Praça Poeta Mário Mattoso (Estação). Em seguida, à partir das 16 horas, haverá desfile de bandas e fanfarras pela Avenida Severino Meirelles.

O FESTIVAL

Diretor de Cultura e Turismo, a vice-prefeita e neta de Zequinha de Abreu, durante homenagem nesta quinta-feira (AssCom/Divulgação)

58º Festival Zequinha de Abreu começou na última quarta-feira (18/9) com programação logo pela manhã, quando a Banda da Policia Militar, de Ribeirão Preto, se apresentou na Concha Acústica, para alunos das escolas públicas e privadas e a APAE. A noite, o Projeto Choro da Casa, também de Ribeirão Preto, se apresentou na Praça Poeta Mário Mattoso, com os músicos convidados Caio de Souza e Mateus Marques.

O evento também contou com uma homenagem a Zequinha de Abreu, na quinta-feira (19/5), dia do seu aniversário, na praça que leva o seu nome, no centro da cidade, onde está seu busto e estão depositados os seus restos mortais desde 2004.  A noite a programação voltou para a praça Mario Mattoso, que recebeu à Banda Zequinha de Abreu e o Coral Prof. Octávio Bueno de Camargo.

Mais uma vez, o festival contou com a presença da neta de Zequinha de Abreu, Marise de Abreu Magioni.

O HOMENAGEADO

Reconhecido internacionalmente por composições como “Tico-tico no Fubá”, imortalizada por Carmen Miranda, em uma produção dos estúdios Disney, José Gomes de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.

58º FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

20/09 – SEXTA-FEIRA
19h30:
Filhos da Cidade.
21 horas:
Conjunto Água de Vintém.
Local:
Praça Poeta Mário Mattoso (Estação).

21/09 – SÁBADO
19H30:
Concerto de Bandas Musicais e 16º Paulistão de Bandas e Fanfarras.
Local:
Praça Poeta Mário Mattoso (Estação)

22/09 – DOMINGO
8 horas:
16º Paulistão de Bandas e Fanfarras.
Local: Praça Poeta Mário Mattoso (Estação).
16 horas: Desfile de bandas e fanfarras.
Local: Av. Severino Meirelles.

TODOS OS DIAS
Exposição “Da Flor da Pele ao Tico-tico no Fubá”
Local: Museu Zequinha de Abreu – (Estação).
9h às 11h às 13h às 16h Segunda a sexta
sábados, domingos e feriados: 9h às 12h