CORONAVÍRUS: Sta. Casa recebe doação de mais dois monitores cardíacos para o gripário

Equipamentos doados pela Comasa e empresário já estão instalados e poderão ser utilizados em pacientes com Covid-19

Prefeito e representante da Santa Casa e Comasa durante a entrega dos monitores doados para combate ao Covid-19 (AssCom/Divulgação)

Com apoio da iniciativa privada, a Santa Casa de Misericórdia de Santa Rita do Passa Quatro continua se estruturando para combater a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Com apoio de empresários do município, a Santa Casa implantou uma ala exclusiva para pacientes com sintomas suspeitos da doença. O chamado “gripário”, ganhou mais reforços na última semana, com a doação de dois novos monitores cardíacos.

Os equipamentos foram doados pela Comasa (Companhia Águas de Santa Rita) e por um empresário do município que não quis se identificar. De acordo com o diretor clínico da Santa Casa, Dr. Luiz Octavio Baldin Caltran, o equipamento é usando para monitorar os parâmetros vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca, respiração, saturação e oxigenação dos pacientes. “Com esta nova aquisição, vamos montar mais dois leitos com respiradores, para cuidados intensivos no combate ao Covid-19”, disse o médico.

Os já equipamentos já instalados no “gripário” da Santa Casa e prontos para receberem os pacientes com sintomas  (Divulgação)

A doação foi solicitada pelo prefeito Leanadro Lucianos dos Santos ao presidente da GS Inima Brasil (grupo ao qual a concessionária faz parte), Paulo Roberto de Oliveira. A Comasa já havia feito a doação de 500 máscaras faciais para procedimentos na Santa Casa. Os monitores foram entregues na sede da prefeitura, no último dia 17/4, sexta-feira. No mesmo dia foram encaminhados e instalados na Santa Casa.

“Nosso trabalho contra o coronavírus continua com mais intensidade! Agora através das nossas parcerias com a iniciativa privada, junto à Comasa, com outro empresário, grande amigo e sempre parceiro da cidade, recebemos dois novos monitores cardíacos para nossa Santa Casa utilizar nos novos leitos de UTI”, disse o prefeito. “As quedas servem para nos fortalecer cada vez mais e o trabalho incansável para nossa Santa Casa cada vez melhor”, concluiu.

Na semana anterior, a Santa Casa já havia recebido respirador ventilador pulmonar e monitor de frequência cardíaca, doados pela empresa Missiato.

AÇÕES

A parceria entre a Prefeitura e Santa Casa em combate ao Covid-19 tem contado com várias colaborações. Com apoio do comércio, uma ala do hospital santa-ritense está sendo preparada para receber pacientes com suspeitas do novo coronavírus. Chamada de Gripário, a ala terá acesso independente da entrada principal da Santa Casa. Outra ação tomada, foi o encaminhamento de três respiradores para avaliação e reparos gratuitos no Senai Araraquara, através de um programa da instituição.