DAMA participa de curso promovido pelo SENAR

Nesta semana o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente esteve presente no curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na fazenda Conceição o Programa Promovendo Saúde no Campo, com ênfase no Saneamento Rural.

O evento começou a partir desta quarta-feira (30) e teve duração de 16 horas, Cristina Borgheti foi quem ministrou o programa.

Durante este período Cristina falou a respeito do histórico do saneamento nas propriedades rurais e sobre as leis que tratam deste assunto, e os riscos que uma contaminação dá agua pode trazer a saúde humana.

No ultimo dia foi entregue uma Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia que faz o tratamento do esgoto gerado somente pelo vaso sanitário esse projeto desenvolvido tem capacidade para atender uma família de até 5 pessoas.

A manutenção do sistema se faz adicionando uma pequena quantidade de esterco bovino fresco periodicamente, vale lembrar que a fossa séptica é considerada limpa e não traz nenhum tipo de contaminação do lençol freático, outra vantagem que se dá é que todo efluente gerado pode ser utilizado no solo como fertilizante.