Definida a programação do 27º Festival de Tradições Italianas

Evento acontece próximo ao feriado de 9 de julho com objetivo de atrair turistas e homenagear o país que mais trouxe imigrantes para a região

Show da banda Viva Itália em Santa Rita, durante o Festival de Tradições Italianas de 2018, na praça Mário Mattoso (Arquivo/AssCom/Divulgação)

O resgate da cultura italiana em Santa Rita do Passa Quatro será celebrado mais uma vez com a realização do 27º Festival de Tradições Italianas.  O evento já tem data para acontecer: dias 6, 7 e 8 de julho, na Praça Poeta Mário Mattoso.

O Departamento Municipal de Cultura e Turismo, em conjunto com as entidades participantes, já definiram atrações musicais e detalhes sobre a montagem do evento, cardápio das barracas, entre outros.

A abertura oficial acontece no dia 6 de julho, sábado, à partir das 19h30, com o Coral Professor Octávio Bueno de Camargo e Banda Zequinha de Abreu.

A programação musical irá contar com três bandas diferentes, que se destacam pelo repertório típico italiano. Na primeira noite (6/7), o show será com a banda Via Roma, atração do ano passado, volta ao palco da Estação para mais uma noite memorável. No sábado (7/7), tem outra atração já conhecida, com Ivano Italianíssimo e abertura do Studio Arte & Movimento. A festa termina no domingo (8/7), com a banda Viva Itália, mais uma conhecida do público. Todas as noites haverá show de abertura, à partir das 19h30.

Toda a programação foi definida em reuniões preparatórias para o evento. Na primeira, foi definida a data, que antecede o feriado de 9 de julho (quando comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932), facilitando a vinda de turistas.

Além das atrações musicais em sua programação, com bandas consagradas no cenário nacional da música italiana e atrações locais, a Festa Italiana deste ano também deverá contar com as entidades assistenciais que irão oferecer os mais variados pratos, num verdadeiro festival gastronômico típico.

Lar Dom Luis Carbulotto, Recanto Juvenil Santa Rita (entidades do Instituto das Filhas de São José), Lar São Vicente de Paula, Paróquia São José Operário, Projeto Maria, Fundo Social de Solidariedade e Associação Jequitibá (CAIS-SR), irão oferecer uma grande variedade de pratos, entre doces e salgados, além do tradicional vinho.

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.