GRIPE Campanha de vacinação em Santa Rita começa atender doentes crônicos

Pessoas com as chamadas comorbidades estão sendo vacinadas na EMEI Galdina Lima Segatto no horário das 7h30 às 13h30

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Santa Rita do Passa Quatro começou esta semana a atender também mais um grupo de risco. Desde a última terça-feira (7/8), pessoas com comorbidades estão sendo vacinadas no EMEI Profa. Galdina Lima Segatto.

A vacinação continua nesta segunda-feira (11/4), no horário das 7h30 às 13h30. Podem ser vacinadas pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de portadores de diabetes, obesidades, imunossupressão, transplantados e trossomias (síndrome de down).

A campanha iniciou no último dia 23 de março, segunda-feira, e desde então já vacinou 5.045 pessoas no município, sendo 4164 idosos (acima de 60 anos), 696 trabalhadores da saúde e 185 pessoas com comorbidades, de acordo com dados do Departamento Municipal de Saúde.

Além da EMEI Galdina Lima Segatto, a vacinação também ocorreu na ETEC Manoel dos Reis Araújo (Escola Agrícola), em drive thru (nos carros) no centro da cidade, e nas residências das áreas de cobertura do PSF Miguel Bello (Jardim São Luiz), e PSF Dulce Rodrigues de Campos, em Santa Cruz da Estrela.

 

ATENCIPAÇÃO

Prevista para iniciar na segunda quinzena de abril, campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em função do coronavírus. De acordo com o governo federal, a antecipação tem dois principais motivos: facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória covid-19, causada pelo novo coronavírus, e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de covid-19.