O projeto “Renascentes do Passa Quatro” está à todo vapor

Essa semana foi dado início aos trabalhos na primeira nascente da Bacia Hidrográfica do Córrego Passa-Quatro, a área do primeiro plantio (4.683 m²) apresentava um processo de erosão avançado por conta de águas pluviais e do pisoteio de gado. Para iniciar o preparo do solo para o plantio, foi feita uma parceria entre a COMASA e os departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura da Prefeitura Municipal, para a cobertura da erosão existente, a construção de curva de nível para evitar futuros assoreamentos por conta de água pluvial e o cercamento das nascentes para impedir o acesso de gado.

Os alunos escolhidos foram apresentados ao Projeto “Renascentes do Passa Quatro” no dia 25 de agosto de 2021, com uma apresentação ministrada pela Encarregada de Operações Lívia Maria Ottaviano, Isabelly Girotto Pucci da COMASA e da funcionária Ana Victória Silva do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.
Dando continuidade ao projeto, hoje foi realizado o plantio de 600 mudas na área da nascente, com participação dos alunos do professor Francisco Odair Coradello da Escola Estadual “Nelson Fernandes” e da professora Maria Salete Zufelato Vencel da Escola Técnica “Manoel dos Reis Araújo”. Em parceria, A COMASA e a PMSRPQ desenvolveram a preparação do plantio, o qual foi realizado com participação dos alunos, dos funcionários da COMASA junto com o Superintendente de Operações Felix Antonio de Moura e o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente Germano Quaglio e sua equipe.

Os professores participaram no mês passado de uma visita técnica à área da nascente escolhida, junto ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, para falar com os alunos sobre fragilidades do solo e a importância da conservação, por isso foram escolhidos para estarem participando do plantio para a recuperação da área degradada.
Esse é o primeiro passo do cronograma anual para a recuperação de várias nascentes e também suas áreas de preservação permanente. A recuperação da Bacia Hidrográfica do Córrego Passa-Quatro é uma prioridade da Prefeitura Municipal e da COMASA, pois a preservação dessa área visa o equilíbrio do ecossistema para garantir a conservação de nossos recursos hídricos