Pandemia muda formato do Festival de Tradições Italianas em 2020

Evento chega a sua 28ª edição com restrições de aglomeração de pessoas e homenagem ao seu criador o prefeito Barbuinho

A pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, provocou mudanças no modo vida das pessoas em todo mundo. Nos últimos meses, as pessoas estão tendo que se acostumar com as novas rotinas, tanto na vida pessoal, social e profissional. Entre as ações afetadas pela pandemia está o Festival de Tradições Italianas, o evento mais tradicional de Santa Rita do Passa Quatro.

O ex-prefeito Barbuinho, idealizador do evento, que será homenageado este ano (Arquivo/AssCom/Divulgação)

A 28ª edição do festival terá mudanças em seu formato tradicional, em função da pandeia. Com o impedimento de promover eventos que geral aglomeração, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo pensou em uma alternativa para manter a tradição, que além de celebrar a cultura do município, incentivar o turismo, ainda colabora com entidades assistenciais locais, que normalmente mantém as barracas de bebidas e comidas típicas.

A banda Via Roma, que fará a live do 28º Festival de Tradições Italianas,  no próximo dia 9 de julho (Arquivo/AssCom/Divulgação)

No novo formato, o 28º Festival de Tradições Italianas irá acontecer em dois momentos e sem a presença do público. No próximo dia 9 de julho, quinta-feira, será realizada uma live com a banda Via Roma, que irá apresentar seu repertório típico, a partir das 19h30.

A transmissão será no perfil no Facebook e Canal no Youtube do Departamento de Cultura. OS endereços para acesso são facebook.com/culturaeturismodepto e youtube.com/culturaeturismodepto. Todas as medidas de segurança e conscientização serão tomadas durante a realização do evento.

Também na live as entidades participantes irão fazer a apresentação dos seus trabalhos e o lançamento pratos que serão servidos posteriormente. No dia 8 de agosto, sábado, acontecem as retiradas ou entregas dos pratos por sistema take-out, drive thru ou delivery. No ato da compra dos pratos será informado a forma de retida de cada Instituição.

As instituições participantes serão: Lar São Vicente de Paulo, Projeto Maria, Paróquia São José Operário, Associação Jequitibá (CAIS) e Lar Dom Luis Carbulotto.

HOMENAGEM

O Festival de Tradições Italianas é uma festa característica do município santa-ritense, pois homenageia os imigrantes europeus que aqui chegaram no século passado e, com seu trabalho, colaboraram com o desenvolvimento e a cultura local.

Este ano, o evento também irá prestar uma homenagem especial a um de seus idealizares, o prefeito José Roberto Barbuio, conhecido como Barbuinho, falecido recentemente. O Festival Italiano foi criado durante sua gestão, em 1993.