Passeio ciclístico comemora os 49 anos do Parque Vassununga neste domingo

Aniversário do PEV é comemora no 26 de outubro, atividades começaram nesta sexta-feira (25/10), comemorando a conservação da biodiversidade

Vista aérea da PEV Vassununga, que está completando 49 anos neste sábado (Arquivo/Divulgação)

O Passeio ciclístico “Na Terra dos Gigantes”, será atração deste domingo da programação de aniversário do Parque Estadual Vassununga, no município de Santa Rita do Passa Quatro. O evento acontece neste domingo (27/10), a partir das 7 horas e é aberto ao público.

O passeio terá dois percursos, um de 9 quilômetros (nível fácil) ou outro de 35 quilômetros (nível moderado), pelas trilhas dos Jequitibás, do Pedregulho e pelas glebas Capetinga Oeste, Maravilha e Pé-de-Gigante. A recepção será no Centro de Visitantes (Rodovia Anhanguera). Para participar é necessário que o ciclista tenha no mínimo 10 anos (para o fácil) e 18 anos (para o moderado).

Haverá café comunitário, carro de apoio, água e frutas para os participantes. Para participar é necessário fazer inscrição pelo e-mail: pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br.

A organização é do PEV Vassununga, com apoio da Prefeitura Municipal e iniciativa privada.

ANIVERSÁRIO

Criado por decreto no dia 26 de outubro de 1970, o Parque Estadual Vassununga, no município de Santa Rita do Passa Quatro, está completando 49 anos de conservação da biodiversidade. Para comemorar a data, a direção do parque está promovendo uma série de atividades.

Com atividades destinadas a crianças e a adultos, a programação começou nesta sexta-feira (25/10) e segue até dia 9 de novembro, sábado, com observação de pássaros, passeio ciclístico, exibição de filmes, entre outros. O destaque da programação é a inauguração da Plataforma Elevada na Trilha do Mirante, na mata Pé de Gigante.

Confira a programação:

25/10 – sexta-feira –  8h às 12h – Passarinhada Pokémon para crianças. Uma forma lúdica de aprender sobre a natureza.
Local: Clube de Campo de Santa Rita do Passa Quatro.
Idade: 8 a12 anos.
Limite de participantes: 50 crianças.

27/10 – domingo – às 7h – Passeio ciclístico “Na Terra dos Gigantes”, percursos de 9 e 35 km.
Local: recepção no Centro de Visitantes e passeio pelas trilhas dos Jequitibás, do Pedregulho e pelas glebas Capetinga Oeste, Maravilha e Pé-de-Gigante.
Nível de dificuldade: 9km fácil; 35 km moderado.
Faixa etária mínima: 10 anos (9 km) e 18 anos (35 km).
Limite de participantes: 100 pessoas.
Carro de apoio e resgate.

30/10 – Quarta-feira, às 19h – Cine Legalis – Lançamento do projeto de cinedebate com apresentação do filme “O Poema Imperfeito” (2018), 40 min, classificação Livre.
Local: Auditório da EMEF Laura Surlani Barbulo Caic.
Limite de participantes: 100 pessoas.

02/11 – Sábado, das 7h30 às 16h – Iniciando na Meliponicultura. (Abelhas Nativas Sem Ferrão).
Local:
Centro de Visitantes do PE Vassununga.
Limite de participantes: 30 pessoas.

09/11 – sábado, às 6h30 – Vem Passarinhar no PE Vassununga – com o GOAMA (Grupo de Observadores de Aves de Araraquara) e inauguração da Plataforma elevada na trilha do mirante da gleba Pé de Gigante.
Local: Recepção no Centro de Visitantes do PE Vassununga e observação de aves na Gleba Pé de Gigante.
Limite de participantes: 40 pessoas.

Parceiros:  GOAMA (Grupo de Observadores de Aves de Araraquara), Alarcom Sistemas de Segurança, Santa Rita Outdoor, Supermercados São Sebastião e Prefeitura da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro.