Prorrogadas, inscrições para o Programa Auxílio ao Desempregado começam nesta segunda-feira

Ação fará nova seleção de desempregados para frente de trabalho; contratos terão validade de um ano e selecionados irão contar com qualificação e bolsa auxílio

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, através do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, prorrogou o prazo de inscrições e aumentou o número de vagas da segunda etapa do Programa Auxílio ao Desempregado.

Originalmente com 20 vagas, o programa ampliou para 25 e as inscrições poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (29/4), seguindo na terça (30/4) e na quinta e sexta-feira (2 e 3/5). Os candidatos devem se dirigir à Sala do Empreendedor, que fica na Av. Severino Meirelles, 1230, Centro (ao lado do PROCON), no horário das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.

Cerca de 130 candidatos fizeram inscrições na semana de 8 a 12 de abril, deste total, 10 foram indeferidos por não terem apresentado a documentação exigida. Estes, porém, podem se inscrever novamente, desta vez apresentando os documentos necessários.

Para se inscrever os candidatos devem obedecer a critérios, como residir no município no mínimo por três anos — mediante comprovação documental–, não ter outra fonte de renda e subsistência própria e não estar recebendo seguro-desemprego e ter condições físicas e mentais para a execução das tarefas propostas pelo programa, atestadas por profissional médico.

Para inscrição, o candidato deverá apresentar o original e uma cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor; certidão de nascimento ou de casamento; certidão de nascimento dos filhos menores ou deficientes, que estejam sob sua dependência financeira; carteira de trabalho e Comprovante de domicílio no município pelo período mínimo de três anos (conta de água, luz, telefone fixo, correspondências oficiais, declaração de frequência dos filhos à escola municipal, estadual ou creche ou título de eleitor).

O programa irá selecionar pessoas desempregadas a fim de proporcionar-lhes ocupação, qualificação profissional e renda, junto ao Departamento de Assistência Social, mediante a concessão de bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, cesta básica, seguro de vida e de acidentes pessoais e cursos e treinamentos de capacitação profissional, pelo prazo de 12 meses, prorrogável por igual período.

A data do exame de seleção também mudou e será nos dias 14, 15 e 16 de maio, no mesmo local, o Parque Turístico Municipal (Clube de Campo), e o candidato será avaliado por uma comissão composta por nove pessoas.

Os critérios de pontuação bem como as regras para a seleção estão discriminados em edital publicado no site da prefeitura municipal www.santaritadopassaquatro.sp.gov.br no aba Concursos e também no Diário Oficial Eletrônico do Município (https://imprensaoficialmunicipal.com.br/santa_rita_do_passa_quatro).

O Programa Auxílio ao Desempregado foi criado pela Lei Nº 3.351, de 18 de abril de 2017, com objetivo de oferecer oportunidades à população mais carente, para enfrentar a crise e ao desemprego.