Santa Rita recebe mais uma competição esportiva universitária no fim do mês

Interodonto irá reunir estudantes de odontologia de 12 universidades entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro; mais um evento consolida o turismo no município

Estudantes no Parque Turístico, durante a Copa Farma Físio, realizada em junho (AssCom/Arquivo/Divulgação)

Santa Rita do Passa Quatro, a cada dia, vem se consolidando como destino turístico em diversos segmentos. Um deles, o turismo esportivo, cresce todos os anos com a procura de estudantes que vêm a cidade para competições, reunindo milhares de participantes, que aquecem a economia local.

No próximo dia 31 de agosto, sábado, será realizada na cidade a mais uma edição da Interodonto, jogos entre os estudantes de odontologia de 12 universidades, USP (São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru), Unip (SP), Unicid (SP), Metodista (SP), Unesp (Araraquara), Unicamp, Unaerp, Unoeste Unifunec e Unisanta.

A competição segue até o dia 3 de setembro, terça-feira, com disputas de natação, no Centro de Lazer do Trabalhador, e jogos de basquete o vôlei na Quadra Municipal Professor Oscar de Oliveira Alves.

De acordo com o Departamento de Turismo da Prefeitura, a competição é considerada de grande importância para o estímulo ao turismo na estância, com a expectativa de participação de até mil estudantes, aquecendo a economia local, especialmente nos setores de alimentação, hospedagem, combustíveis e prestação de serviços, além de diversos outros setores que são beneficiados indiretamente.

Esta é a segunda competição do gênero realizada este ano no município. Em junho, a Copa Farma Físico reuniu cerca de 1200 universitários dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, gerando cerca de 100 empregos temporários diretos na cidade.  Além disso, o evento também arrecadou cerca de mil quilos de alimentos, doados pelos estudantes, que foram destinados a três entidades do município: Lar São Vicente de Paulo (Asilo), Abevec (Associação Beneficente e Educacional Vida em Cristo) e Instituto das Filhas de São José.

Em 2018, o município recebeu outras duas competições estudantis. A Interpsico, em maio, com cerca de 1500 estudantes de psicologia, e a Intercomp, realizada em junho, com aproximadamente 800 estudantes de cursos de tecnologia.