Santa Rita recebe nova ambulância do SAMU

Em maio, serviço completou 6 anos em Santa Rita; ambulância anterior será utilizada pelo Departamento Municipal de Saúde

Santa Rita do Passa Quatro recebeu esta semana do Governo Federal uma nova ambulância para nosso SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O veículo Mercedes Benz, modelo Sprinter, foi apresentado ao prefeito na tarde desta terça-feira (4/6) e agora irá receber documentação e seguro para começar a atender a população.

A nova ambulância substitui a anterior, que está me serviço desde a implantação do serviço em 2013. O veículo anterior, ainda em bom estado de conservação, será transferido para o Departamento Municipal de Saúde, para rotina de atendimento à população.

Inaugurado no dia 18 de maio de 2013, o SAMU de Santa Rita do Passa Quatro já completou seis anos de atendimentos à população. Para solicitar pelo seu atendimento bastar ligar 192 (ligação gratuita).

O SAMU deve ser acionado nos seguintes casos: acidentes e traumas com vítimas; choque elétrico; falta de ar intensa; suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); afogamentos e engasgo; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; urgências psiquiátricas; vítima inconsciente; em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; na ocorrência de maus tratos; crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com produtos perigosos; agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento, desabamento; crises convulsivas; na transferência interhospitalar de doentes graves; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Os atendimentos podem ocorrer em residências, vias públicas, rodovias e estradas vicinais, estabelecimentos comerciais e escolas. O SAMU conta com profissionais, coo técnicos em enfermagem (socorristas), motoristas com curso de primeiros socorros e uma enfermeira especializada em estabilização.

NOVAS AMBULÂNCIAS

Em maio, a prefeitura também adquiriu mais uma ambulância nova, no valor de cerca de R$ 100 mil. O veículo Peugeot foi adquirido com recursos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Ao todo, nos último anos foram adquiridas 8 novas ambulâncias conquistadas. “Saúde Pública está e sempre estará entre nossa prioridades”, disse o prefeito.