Santa Rita registra 190 casos confirmados e dengue continua sendo preocupação

Ao todo são 302 notificações da doença, que segue avançando e pode se tornar um agravante ainda maior diante da pandemia de covid-19

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que colocou o planeta em estado de pandeia, não é a única preocupação para o setor de Saúde. Os casos de dengue continuam aumentando em Santa Rita do Passa Quatro. A grande incidência de chuvas no mês de fevereiro provocou um avanço da doença no município. Até esta quinta-feira (26/3) o Departamento Municipal de Saúde contabilizou 190 casos confirmados da doença, em 302 notificações, outros 31 permanecem suspeitos, 76 já foram negativados e ainda restam cinco considerados inconclusivos.

Desde o início do mês, quando o número de casos superou os 80, não são mais realizados exames e para confirmar a doença, basta o diagnóstico clínico, isso ocorre para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Mesmo com a atuação frequente da Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura tomau medidas mais rígidas de combate e prevenção da doença. Trabalhadores do DSM e da chamada “frente de trabalho”, ação social em curso no município, aturam junto a equipe de Controle de Vetores, nas visitas aos bairros, com a limpeza de ruas e terrenos.

O Setor de Tributação fiscaliza estabelecimentos comerciais que oferecem riscos que estarão sujeitos a interdição, em caso de irregularidade. Todos os prédios e terrenos públicos estão sendo vistoriados e limpos.

Por lei, a população deve garantir acesso aos agentes de controle de vetores às residências. Nos locais onde forem encontrados água parada ou larvas o proprietário ou morador irá receber uma notificação e, em caso de reincidência, poderá também ser multado, de acordo com a Lei 2964/2011. A multa é de 5 Valores de Referência, que pode ultrapassar os R$ 600,00.

SINTOMAS E FATALIDADE

Além de eliminar os prováveis focos de proliferação do mosquito, evitando deixar expostos materiais que possam acumular água parada, as pessoas devem ficar atentas aos sintomas da doença, como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos.

A dengue pode levar a morte pessoas com comorbidades (enfermidades que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças).