Santa Rita registra crescimento semanal nos casos de dengue

Notificações da doença já ultrapassam as 500, com quase 400 casos confirmados no município

 

A dengue continua em ascensão em Santa Rita do Passa Quatro a cada semana. De acordo com os números da Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Saúde, em 10 dias o número de casos saltou de 462, registrados no dia 28 de abril, para 516 notificados até esta sexta-feira (8/5). Na mesma proporção, também aumentaram os casos positivos, passando de 349 para 391, no mesmo período. Deste total, 91 suspeitos foram negativados.

A doença continua sendo uma preocupação, especialmente diante da pandemia de Covid-19 (novo coronavírus). Desde março, quando o número de casos superou os 80, não são mais realizados exames e para confirmar a doença, basta o diagnóstico clínico, isso ocorre para que o paciente possa iniciar o tratamento o quanto antes.

A equipe de Controle de Vetores continua com trabalho intenso de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, o principal vetor da doença. A orientação é de que os moradores deixem os agentes entrarem nas residências para uma atuação mais eficiente. O trabalho vai desde a orientação e prevenção até o combate o combate efetivo, com o chamado bloqueio ativo e nebulização.

Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito. É importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de local que acumule água. Há uma grande preocupação com relação as calhas também, que são locais de difícil acesso.

Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.

Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde (Postinhos) ou a Santa Casa, que está montando uma sala exclusiva de atendimento, com a triagem de possíveis casos. A dengue pode levar a morte.