SANTACARNAFOLIA 2019 – Veja como foi mais um Carnaval da Família e do Turismo na Praça da Estação

Promovido pelo Departamento Municipal de Turismo, evento ocorreu de sábado à terça-feira com grande participação do público

Prefeito com a banda Canossiasom no palco da Praça da Estação (Divulgação)

Mais uma vez a Praça Poeta Mário Mattoso (Estação), em Santa Rita do Passa Quatro, recebeu “Carnaval da Família e do Turismo”, como ficou conhecido o evento promovido pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal.

O Santacarnafolia 2019 começou no final da tarde no sábado (2/3), com o resgate das tradicionais marchinhas e músicas infantis, repertório que seguiu até por volta 19 horas, animando foliões da cidade e região. Em seguida, a festa continuou até as 23 horas, com os sucessos atuais nos diversos estilos carnavalescos. A programação se repetiu até a noite de segunda-feira. Apenas na terça-feira, o evento terminou um pouco mais cedo, às 22 horas.

Vista aérea da Praça da Estação com o público tomando conta do recinto do Santacarnafolia 2019 (Sun7Films/Divulgação)

A animação foi banda Canossiasom e músicos convidados, que desfilou seu repertório em todos os estilos, com muita alegria e animação. O evento também contou com a participação da Escola de Samba da Associação Cultural Confraria do Samba de Santa Cruz das Palmeiras, com a presença dos chamados “bonecos de Olinda”, com personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, momento em que Emília, Visconde de Sabugosa, Saci Pererê e a Cuca.

Toda a programação aconteceu com entrada será gratuita e, de acordo com a organização, a praça recebeu mais de 5 mil pessoas por dia de evento, totalizando 20 mil foliões, entre moradores e turistas, nos quatro dias de festa. A organização registou foliões das cidades vizinhas e até mais distantes, como Porto Ferreira, São Carlos, Tambaú e São Paulo, entre outros.

A banda Canissiasom no palco da Praça da Estação durante o Santacarnafolia 2019 (AssCom/Divulgação)

Para oferecer mais conforto e segurança às famílias, foi montada uma área destinada às crianças, com espaço reservado à diversão e até um fraldário, para melhor atender as famílias.

A Polícia Militar atuou com seu efetivo no auxílio à segurança, através do Convênio da Atividade Delegada, em parceria com a Prefeitura Municipal. Ao todo, 25 policiais atuaram no evento por dia, entre PM, incluindo serviço de inteligência, além da Polícia Rodoviária. O recinto também contou com monitoramento por câmeras de segurança. O departamento de Saúde também esteve no local, com a presença inclusive da unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A banda que iniciou a animação da folia com as tradicionais marchinhas e samba enredos dos melhores carnavais (AssCom/Divulgação)

O prefeito Leandro Luciano dos Santos participou na festa e teve a oportunidade de conferir toda a movimentação.

“A Praça da Estação estava lotada e maravilhosa. Famílias, crianças, muita segurança, banda top e exemplo de organização. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito.

Personagens de Monteiro Lobato em gigantes bonecos de Olinda junto com a Escola da Associação Cultural Confraria do Samba  (AssCom/Divulgação)

Para o Setor de Turismo, a realização do Santacarnafolia 2019, além de oferecer entretenimento gratuito à população, também estimula toda a cadeia produtiva do turismo, já que o evento, ao longo dos anos vem ganhando destaque em toda a região, colaborando com o desenvolvimento econômico do município. A programação do também buscou a sintonia com a realização de eventos pela iniciativa privada, com objetivo de criar mais opções para a população e turistas. O evento #De Volta Atrás do Trio trouxe, além do trio elétrico, um baile de máscaras e blocos e parte da renda revertida à Santa Casa local.