Setembro Amarelo: a pessoa com deficiência e o suicídio

CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Santa Rita do Passa Quatro – SP se reuniu em setembro para abordar o suicídio. A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirma que mais de 800 mil suicídios são praticados por ano no mundo, sendo que 10 mil casos ocorrem no Brasil. As pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos dos países pobres e em desenvolvimento correspondem a 75% do total de ocorrências. Estes números refletem o estado da sociedade atual, solidificada na alta competitividade, na velocidade tecnológica e no prazer instantâneo. Essas características influenciam diretamente no comportamento humano e modificam as prioridades de vida saudável.

Em relação à pessoa com deficiência, a análise se relaciona com o preconceito e a intolerância. A discussão é relevante, pois os suicídios são praticados em famílias e indivíduos vulneráveis, que ingressam em estado depressivo e suicida devido a múltiplos fatores de fragilidade psicológica e social.

Neste contexto, a intolerância contra a pessoa com deficiência atinge todo o grupo minoritário, iniciando o complexo de inferioridade perante a sociedade. A mudança do paradigma para obtermos uma melhor justiça social e indivíduos estruturados emocionalmente somente ocorrerá com ações preventivas e políticas públicas efetivas para a inclusão da pessoa com deficiência em todos os setores sociais.