Vacinação antirrábica na cidade acontece no próximo fim de semana

Promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses, campanha terá postos esparalhdos pela cidade, no domingo (27/10)

Cartaz vencedor do concurso promovido entre estudantes para divulgação da campanha antirrábica no município  (Reprocução/Divulgação)

No próximo dia 27 de outubro, domingo, acontece a campanha de vacinação antirrábica na área urbana em Santa Rita do Passa Quatro. Promovida pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, a campanha para cães e gatos acontece das 9h às 16 horas, e diversos pontos espalhados pela cidade.

A ação acontece em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados município em toda campanha.

Os postos de vacinação na cidade serão: CCI Vila Kennedy, Praça do Rosário, Cemitério, Botafogo (em frente ao Asilo), Jardim 22 de Maio (praça), Bonanza (quiosque próximo a pista de skate), Jd. Nova Santa Rita (em frente ao escritório), Jd. Boa Vista (em frente ao CAIC), Praça dos Operários, Praça Prof. Lauro Costa (EMEF Madre Carmelita), Parque São Paulo (em frente ao CAIS – das 9h às 12h) e Jd. Planalto (praça – das 13h às 16h) e Santa Cruz da Estrela (praça central).

É importante que os cães sejam levados com coleira e os gatos em sacos ou caixas, para evitar fugas ou acidentes. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade. Todas as seringas e agulhas são descartáveis.

O cartaz de divulgação da campanha de 2019 foi criado com a ilustração da estudante Gionavana de Fátima Fernandes Crispim, do 5º ano da EMEF Francisco Ribeiro. A estudante venceu um concurso promovido entre alunos de 1º a 5º ano.

RAIVA

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.