Vacinação contra raiva na Zona Rural começa nesta segunda-feira

Período da campanha segue até dia 14 de julho; proprietárias devem deixar porteiras abertas

 

Começa nesta segunda-feira, 1º de julho, a campanha de vacinação antirrábica para a Zona Rural de Santa Rita do Passa Quatro. A expectativa é de que até o dia 14 de julho todas as propriedades rurais do município sejam visitadas pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde, para vacinação de cães e gatos. A solicitação é que os proprietários deixam as porteiras abertas, facilitando o acesso.

Ao todo são cerca de 2 mil doses da vacina disponíveis para a área rural do município. Além da equipe do Setor de Controle de Zoonoses, a vacinação irá contar com apoio também de estudantes de medicina veterinária.

As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS), e a campanha na área urbana e no distrito de Santa Cruz da Estrela está programada para o final de outubro. A expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados município em toda campanha.

 

RAIVA

A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.