Visita Técnica ao Parque Estadual Vassununga

Na manhã do dia 05 de maio de 2021, a equipe do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do município, esteve presente no Parque Estadual Vassununga para realizar uma visita técnica e de integração entre os times, com o objetivo de traçar estratégias de ações conjuntas para cumprir as diretivas do Programa Município Verde Azul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O gestor do parque Gabriel Henrique Sant’Ana Pereira e o diretor Germano Quaglio reuniram suas equipes e levantaram pontos importantes sobre a biodiversidade do município e a importância de sua conservação, elaborando ações de educação ambiental e possíveis parcerias com outras entidades na luta da proteção ao Meio Ambiente. Atualmente o Parque continua fechado para atendimento ao público, por motivos de segurança aos visitantes, devido a presença dos javaporcos em suas trilhas de uso público.

O fechamento temporário visa à segurança e a saúde dos visitantes. A presença desses animais nas trilhas é muito frequente e em horários diversos, não havendo previsibilidade quanto aos encontros casuais entre os visitantes e os bandos de javalis, fato que oferece grande risco uma vez que os animais são de grande porte, os bandos são numerosos, além de serem territorialistas e generalistas (comem de tudo).

O Parque está iniciando as ações do Projeto Piloto de Controle e Manejo de Javalis (Sus scrofa) que visa além de resolver os problemas com a invasão dessa espécie exótica, identificar as melhores e mais efetivas técnicas de captura e abate.

Para a reabertura estão sendo desenvolvidas novas propostas de trilhas e atividades no Parque.