Volta as aulas na Rede Municipal acontece à partir desta segunda-feira

Ao todo são cerca de 2 mil alunos em nove escolas municipais de ensino infantil, fundamental e creches

Sala de aula na EMEI João Batista Rodrigues Ribaldo, reformada e pronta para receber os alunos do novo ano letivo (AssCom/Divulgação)

O ano letivo de 2020, na Rede Municipal de ensino de Santa Rita do Passa Quatro, inicia oficialmente nesta segunda-feira (3/2). Ao todo são 1.975 crianças de Ensino Infantil (EMEI) e Fundamental (EMEF) e creches municipais iniciando suas atividades escolares.

Ao todo serão 439 alunos de EMEI; outros 1207 de EMEF e 329 de creches iniciando o ano escolar. Entretanto, de acordo com Departamento de Educação, este número será maior a partir da próxima semana, quando acontece o chamamento para as novas matrículas nas creches.

O início das aulas, porém, não será no mesmo dia para todos. Com objetivo de proporcionar uma melhor recepção, com atendimento exclusivo aos novatos, foi elaborado um calendário pelo Departamento Municipal de Educação. Nesta segunda-feira (3/2) ocorre o início das atividades apenas para as crianças das creches, primeiros anos das EMEFs, e Jardim I do Ensino Infantil (EMEI). Na terça-feira (4/2) será a vez dos alunos do Jardim II e demais anos do Ensino Fundamental começarem oficialmente seu ano letivo.

Para os professores, os trabalhos já iniciam com atividades de planejamento e preparativos das aulas.

A volta às aulas na Rede Municipal de Ensino envolve quase 300 profissionais de vários setores no Departamento de Educação, nas escolas EMEF Madre Carmelita, EMEF Francisco Ribeiro, EMEF CAIC Laura Suriani Barbuio, EMEF João Baptista da Rocha Corrêa (Estrela), EMEI Profª Galdina Lima Segatto, EMEI Maria Amélia Vanzella de Gobbi, EMEI João Prudêncio Ribeiro (Estrela) e EMEI João Batista Rodrigues Ribaldo. Em função do aumento da demanda, a creche Rômulo Bortolini, desde 2019, voltou a ser creche-escola para atender alunos de Jardim I (Ed. Infantil).

Além das aulas regulamentares, algumas escolas municipais oferecem o projeto Contraturno, que visa manter as crianças na escola no período alternado ao da aula, com atividades lúdicas de recreação e esportivas, aulas de inglês, informática, música, reforço de português e matemática, educação ambiental (horta escolar), oficinas de leitura e escrita e trabalhos manuais.

MERENDA E TRANSPORTE

Aos estudantes da Rede Municipal de ensino é fornecida diariamente uma rica merenda escolar, com a oferta de diferentes alimentos e grande diversidade de frutas, contribuindo assim com a nutrição dos estudantes.

Para os alunos da Zona Rural é oferecido transporte diário das mais de 300 propriedades rurais do município às escolas públicas da rede municipal e estadual, nos períodos da manhã tarde e noite.

REFORMAS

Três escolas da rede foram reformas para o início do ano letivo. As EMEFs Francisco Ribeiro, no centro da cidade, e João Baptista da Rocha Corrêa, em Santa Cruz da Estrela, e a EMEI João Batista Rodrigues Ribaldo, no Jardim Alvorada, recebeu a obras de reparos estruturais nova pintura.