06/11/2017 às 11:16
Prefeito visita obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Capituva

Projeto do Governo do Estado, ETE irá tratar 50% do esgoto doméstico da cidade

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, esteve na última segunda-feira (30/10) visitando a obra de construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do córrego Capituva.

Recebido por um dos sócios da empresa EDM Construtora, empreiteira responsável por esta etapa do projeto, Carlos Henrique Nunes dos Santos, o prefeito pode verificar o projeto e o andamento das obras, que devem estar concluídas até o início de 2018.

A ETE do Capituva é uma obra do Governo do Estado de São Paulo, através do programa Água Limpa, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde. Com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, quando concluída a estação irá beneficiar 50% da cidade -- a outra metade já é atendida pela ETE do Córrego Marinho.

O prefeito salienta a importância do projeto que irá resultar em 100% do esgoto tratado, um benefício para a saúde da população e também irá contribuir para manutenção do título de Estância Climática, para Santa Rita, garantindo investimentos futuros no turismo.

A OBRA

A nova estação irá tratar o esgoto de 15 bairros da cidade, com população estimada em 13,5 mil habitantes. Construída em cerca de 9,4 hectares, em área também cedida pelo Estado, ao lado da estrada vicinal Roberto Roberti, que faz fundos ao CAIS-SR (antigo hospital psiquiátrico).

As obras incluem a construção da Estação de Tratamento com lagoas aeradas e de decantação e, segundo o DAEE, o processo adotado apresenta um baixo custo de implantação e é compatível com a legislação ambiental. Ainda de acordo com o DAEE, a estação vai retirar aproximadamente 44 toneladas de carga orgânica, hoje lançada in natura, no córrego Capituva. Além disso, irá cumprir um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

FOTO: O prefeito verificando o projeto da ETA, demonstrado pelo responsável da empreiteira que está concluindo a obra (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Obras e Serviços [+ notícias]