20/04/2018 às 11:46
Medalhista olímpico irá realizar projeto de formação de atletas em Santa Rita

Bronze e prata em Atlanta e Sidney, Edson Luciano esteve no município na última segunda-feira para assinatura de termo de cooperação; atividade irá acontecer no Centro Olímpico

Aos poucos o Centro Olímpico de Santa Rita do Passa Quatro começa a ganhar atividades e importância para a comunidade local e para o turismo esportivo. Inaugurado no final do ano passado, o local já abriga atividades esportivas e de lazer e está prestes a receber um projeto de alto nível para formação de atletas, através de um ex-atleta e medalhista olímpico.

O Instituto Edson Luciano Ribeiro foi o vencedor de um chamamento público realizado pela Prefeitura Municipal de no último mês de fevereiro, para a implantação de projeto de formação de atletas em modalidades olímpicas de atletismo.

A assinatura do Contrato de Termo de Cooperação, entre o atleta e o prefeito Leandro Luciano dos Santos aconteceu na última segunda-feira (16/4), na Prefeitura Municipal, com a presença do diretor do Departamento de Esportes, Antônio Arnaldo Reatto dos Santos, o Toninho.

O Projeto Olímpico de Atletismo “Correndo para Vencer”, desenvolvido pelo  velocista Edson Luciano Ribeiro --  medalhista olímpico em Atlanta (bronze/1996) e em Sidney (prata/2000), nos 4x100 -- em seu plano de trabalho, prevê o atendimento de 60 estudantes para atividades de formação esportiva às terça e quintas-feiras, divididos em  quatro turmas.  Todo o material esportivo utilizado nas atividades serão cedidas pelo instituto, ficando com a prefeito a cessão do local, de acordo com o contrato.

A atividade deve iniciar como escolinha de atletismo com alunos da rede municipal, estadual e particular em categoria de base. Mas a médio prazo, o projeto deve resultar na formação de equipe de atletismo com as crianças da base para as competições escolares, municipais, estaduais, regionais, abertos e brasileiros. Em longo prazo, o objetivo é transformar a estrutura em Centro de Treinamento do Interior.

“Um sonho se tornando realidade. Quero fazer um agradecimento especial ao ex-atleta Toninho, hoje nosso diretor, e também ao medalhista olímpico Edson Luciano, porque através do conhecimento e da vivência esportiva conseguiram transformar um problema em um palco que vai divulgar Santa Rita para o mundo”, afirmou o prefeito.

QUEM É

Medalhista olímpico em Atlanta (bronze/1996) e em Sidney (prata/2000), nos 4x100, Edson Luciano Ribeiro atuou como atleta de alto rendimento por 13 anos. É formado em Educação Física, pós-graduado em treinamento esportivo e gestão de projetos. Integrante do programa Heróis do Atletismo Brasileiro da Caixa Econômica Federal em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo.

Sua principal conquista, na Austrália, aconteceu junto como Vicente de Lima, André Domingos e Claudinei Quirino, ficando apenas atrás do quarteto dos Estados Unidos.

FOTO: O prefeito e o diretor de Esportes junto ao medalhista Edson Luciano, após assinatura do contrato para projeto Centro Olímpico (AssCom/Divulgação)

Veja mais sobre Esporte [+ notícias]