17/02/2017 às 15:31
Prefeito e vice recebem relatório sobre qualidade da água de Agência Reguladora

Documento é resultado de fiscalização realizada no município junto às atividades da Comasa no setor de Saneamento Básico

O prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, recebeu no último dia 9, quinta-feira, a visita institucional do Diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto de Oliveira, da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

O objetivo da visita foi a entrega do relatório semestral de relatório após fiscalização dos serviços prestados pela Comasa (Companhia Águas de Santa Rita) no setor de saneamento básico no município. O prefeito recebeu o documento junto com a vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira.

Acompanhado do Coordenador de Operação da Comasa, Rodrigo Miranda de Medeiros, o diretor da Ares-PCJ apresentou ao prefeito uma planilha resultado da fiscalização realizada pela agência no município. No documento, foram relacionados os problemas e soluções apresentadas, assim como os investimentos feitos pela Comasa desde que assumiu a concessão do setor no município, em junho de 2016.

De acordo com o representante da Ares-PCJ, a Comasa está atendendo as exigências, ficando poucos ajustes ainda a serem feitos e dentro de seis meses, um novo relatório será apresentado ao prefeito.

A Agência Reguladora fiscaliza os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados, com base em normas e indicadores que garantam sua excelência e contribuam com o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público.

No abastecimento público de água potável, a Ares-PCJ fiscaliza as atividades, infraestrutura e instalações necessárias, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. No setor de resíduos sólidos, a fiscalização acontece desde a coleta até o seu destino final.

Desde que assumiu o serviço de água e esgoto no município, a Comasa já investiu R$ 2,9 milhões e prevê mais R$ 300 mil até o final deste ano. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o investimento aconteceu na reforma na Estação de Tratamento de Água (ETA), na aquisição de veículos e melhorias na captação de água, entre outros.