19/06/2017 às 15:04
Ecoponto tem novo horário de funcionamento

Projeto completa um ano de funcionamento com grande aceitação por parte da população

Inaugurado pela Prefeitura Municipal em junho de 2016, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o primeiro Ecoponto de Santa Rita do Passa Quatro tem novo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 12h às 17 horas e aos sábados das 7h às 11 horas.

Com grande adesão da população, após três meses desde sua implantação, o Ecoponto recebe diariamente material resultante de poda e corte de grama ou resíduos de construção civil, que recebe destino ambientalmente correto, pois é depositado em área apropriada, com a devida licença, evitando danos ambientais provocados por fogo ou descarte irregular.

O local também recebe materiais recicláveis, que são destinadas à Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita, entidade organizada que atua na coleta seletiva do município.

O projeto foi idealizado pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente para atender uma necessidade da população de descartar matérias que antes eram despejados em terrenos baldios ou nas estradas.  O objetivo é coibir o descarte irregular destes materiais, que não podem ser considerados como lixo comum ou doméstico (este recolhido normalmente pelo serviço de limpeza pública municipal).

O Ecoponto funciona conta com a presença de um funcionário da prefeitura que recebe o material e também controla a limpeza do local, evitando a proliferação de pragas, como o mosquito da dengue, por exemplo.

Há limite para descarte de restos de poda ou de construção civil, pois visa atender a população que fez pequenos trabalhos cujo volume de resíduos não justifica a contratação de serviço de recolha. No caso de volumes maiores, os responsáveis permanecem obrigados a contratar as empresas de caçambas, normalmente.

Veja mais sobre Meio Ambiente [+ notícias]