17/02/2017 às 15:21
Mais uma árvore plantada no projeto 'Nasce uma vida, plante uma vida'

Ação do Departamento Municipal de Meio Ambiente visa doar uma muda para cada criança nascida em Santa Rita

Com menos de um mês de idade, Maria Vitória Rodrigues dos Reis já é dona de uma árvore em Santa Rita do Passa Quatro. Em homenagem ao nascimento da filha, ocorrido no último dia 18 de janeiro de 2017, os pais Vinicius Augusto dos Reis e Juliane Rodrigues aderiram ao programa “Nasce Uma Vida, Plante Uma Vida”, desenvolvido pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

Uma muda de Ipê Balsamo (tabebuia pentaphylla) foi plantada na Praça Antonieta Lot Nori, Jardim Planalto, com a presença de Maria Viória, na tarde desta quinta-feira, dia 16. Os pais se comprometeram a acompanhar o crescimento da árvore dedicando a ela os devidos cuidados, pra que ela cresça junto com a filha e ambos estabeleçam um laço que deve ser cultivado com o tempo.

O projeto “Nasce Uma Vida, Plante Uma Vida” começou há um ano e conta com apoio da Santa Casa de Misericórdia e da Polícia Ambiental local,  visando doar uma muda de árvore para cada criança nascida no município. O objetivo é o estímulo ambiental, proporcionando aos pais, a possibilidade de plantar uma árvore em comemoração ao nascimento de seus filhos e, desta forma, contribuir com a melhora do meio ambiente, justamente para essa geração que está vindo.

A criança recebe um certificado de “Amigo do Meio Ambiente”, onde fica registrada a espécie e o local que a árvore foi plantada. De acordo com o projeto, essa criança deverá desenvolver vínculo afetivo com a árvore iniciando desde o seu nascimento uma relação de harmonia com o meio ambiente.

A adesão ao projeto acontece já na Maternidade da Santa Casa e os pais, ao fazer a adesão. Dentre as opções que serão oferecidas, estão espécies para calçada, quintal ou, não havendo possibilidade, em espaço público disponibilizado pela Prefeitura.

O primeiro plantio do projeto aconteceu em janeiro de 2016, desde então 13 árvores já foram plantadas no projeto, com o qual o Departamento de Meio Ambiente espera incentivar ações de boas práticas ambientais nas pequenas ou grandes oportunidades, buscando parcerias positivas e que caracterizem ganho para o meio ambiente.

Veja mais sobre Meio Ambiente [+ notícias]