27/10/2017 às 14:06
Parque Estadual Vassununga completa 47 anos com programação especial

Domingo tem 1ª Pedalada do Jequitibá; aniversário do PEV foi nesta quinta-feira (26/10) e as atividades comemorativas acontecem ao longo de todo o mês

Criado pelos decretos estaduais 52.546, de 26 de outubro de 1970, e 52.720, de 12 de março de 1971, o Parque Estadual Vassununga (PEV), em Santa Rita do Passa Quatro, completou nesta quinta-feira (26/10) 47 anos de fundação.

Para comemorar a data, o PEV promoveu uma palestra para estudantes, no período da manhã, no Centro Cultural Mário Covas, e logo em seguida, o plantio de três mudas de jequitibá na Praça Professor José Gonso (Praça Redonda). Proferida pelo gestor do PEV, Fabrício Pinheiro da Cunha, a palestra teve como objetivo apresentar o parque para alunos das EMEFs do CAIC, Francisco Ribeiro e Madre Carmelita.

A ação recebeu o apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Departamento Municipal de Turismo e contou com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos. As mudas plantadas foram produzidas no próprio viveiro municipal.

1ª PEDALADA DO JEQUITIBÁ

Outra atividade programada em comemoração ao aniversário do parque acontece neste domingo (29/10), às 8h. A 1ª Pedalada do Jequitibá terá início no Centro de Visitantes, percorrendo a Trilha do Pedregulho, a Trilha dos Jequitibás e retornando até o centro de visitantes. Durante o evento, os participantes farão o plantio de mudas de jequitibá nas áreas do PEV. Ao todo são 9 quilômetros de trilha, com nível fácil. Para participar, é necessário inscrever-se pelo telefone (11) 95652-1332, ou email pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br, até às 16 horas deste sábado (26/10).

JÁ OCORREU

Com apoio da Prefeitura Municipal, através do Setor de Turismo, as comemorações pelo 47º aniversário do PEV começaram no dia 6/10, sexta-feira, quando aconteceu o 1º Trekking da Lua Cheia, caminhada noturna percorrendo as trilhas do Pedregulho e dos Jequitibás.  Na semana seguinte foi programada a 4ª edição do #VemPassarinhar, evento de observação de aves com a participação do Grupo de Araraquara (GOAMA).

1ª PEDALADA DO JEQUITIBÁ
9 km – nível fácil
QUANDO:
domingo (29/10), às 8h.
ONDE: Saída do Cetro de Visitantes do PEV (Rod. Anhanguera, km 244,5, sentido norte (SP-Ribeirão Preto)
INSCRIÇÕES:
Até sábado 28/10, às 16h, pelo email pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br
ou fone (11) 95652-1332.
Evento gratuito.

FOTO  – O prefeito  e gestor do PEV com estudantes após palestra e plantio demudas de jequitibá, na Praça José Gonso (Binho Samogin/Divulgação)

Veja mais sobre Meio Ambiente [+ notícias]