19/10/2018 às 14:37
Parque Estadual Vassununga completa 48 anos com plantio de mudas

Aniversário do PEV acontece na próxima sexta-feira (26/10) e comemoração reúne ação de educação ambiental e convite para participação popular

Criado pelos decretos estaduais 52.546, de 26 de outubro de 1970, e 52.720, de 12 de março de 1971, o Parque Estadual Vassununga (PEV), em Santa Rita do Passa Quatro, completa na próxima sexta-feira (26/10) 48 anos de fundação.

As comemorações começam na quinta-feira (25/10), com ação de educação ambiental com alunos da EE Nelson Fernandes, que irão plantar mudas de jequitibá-rosa e jeriva. A ação será coordenada pelo gestor do parque, Fabrício Pinheiro da Cunha, com apoio do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.

No sábado (26/10), dia do aniversário do parque, a população santa-ritense está convidada para participar de plantio voluntário de árvores e colaborar com a conservação da floresta.

O interessados devem comparecer à Rodovia Anhanguera, km 245, sentido Ribeirão Preto, no Centro de Visitantes, no horário das 8h às 12 horas. Mais informações, (19) 97163-7206.

O PARQUE

O Parque Estadual da Vassununga (pev) se estende por mais de 2 mil hectares NO município de Santa Rita do Passa Quatro. Importante por preservar porções significativas de floresta estacional semidecidual e Cerrado, o PEV possui a maior população de jequitibá-rosa do Estado. Nele também se encontra o que provavelmente é o maior e mais velho exemplar dessa espécie, o Patriarca. Além disso, o visitante pode apreciar uma bela paisagem, já que suas áreas e floresta estão em uma região de vale.

Além do jequitibá, o Parque se destaca pela variedade e exuberância da flora, com outras espécies ameaçadas de extinção como cedro-do-brejo e o palmito-juçara. Com relação a biodiversidade da fauna são encontrados mamíferos com a onça-parda, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e aves como o papagaio verdadeiro e o urubu-rei. Seus principais atrativos podem ser acessados por trilhas interpretativas com a dos Jequitibás com 2.300 metros e o Mirante com 4.000 metros. O Parque possui um Centro de Visitantes com informações, imagens e painéis sobre a biodiversidade, pesquisas e atividade realizadas no Parque.

PLANTIO VOLUNTÁRIO DE MUDAS NO PARQUE VASSUNUNGA
QUANDO:
sábado (26/10), das 8h às 12 horas.
ONDE: Cetro de Visitantes (Rod. Anhanguera, km 244,5 (sentido Ribeirão Preto).

FOTO – Vista aérea do jequitibá-rosa Patriarca, símbolo do parque que completa 48 anos em 2018 (Divulgação)

Veja mais sobre Meio Ambiente [+ notícias]