16/02/2018 às 14:32
DICA SEBRAE AQUI: Riscos calculados

Quando um piloto de Fórmula 1 acelera seu carro em uma corrida, ele sabe que vai enfrentar vários desafios. Terá de superar os adversários, as dificuldades do circuito, as limitações da sua máquina entre outros obstáculos. Um, em especial, sempre é motivo de muita preocupação: a possibilidade de sofrer um acidente grave.

Em contraponto à emoção e disputas memoráveis que a Fórmula 1 proporciona, infelizmente a história deste esporte registra episódios marcados por sérias ocorrências, algumas fatais; não é o caso de relembrá-las aqui, contudo é certo que a partir de acontecimentos dessa natureza os envolvidos (equipes e organização) buscaram aumentar a segurança.

Hoje, os pilotos entram no cockpit correndo menos riscos do que em anos anteriores. Se eliminar totalmente os perigos não é possível, eles podem ser minimizados.

Um incidente que seria fatal nos anos 1980 ou 1990 oferece menos ameaça atualmente. Guardadas as devidas proporções (nem pensar em comparar vidas com prejuízos financeiros), empreender também reúne desafios e riscos.

O dono de uma micro ou pequena empresa tem de vencer os concorrentes, contornar as dificuldades do “circuito” (no caso, mercado), as limitações do negócio e do produto e assim por diante.

Se, na Fórmula 1, a ideia é reduzir ao máximo a possibilidade de acidentes, um empreendimento segue o mesmo princípio.

A ideia é se prevenir contra as possíveis variáveis negativas e ter um repertório de soluções preparado para as adversidades. Ou seja, apenas correr riscos calculados e com tudo bem avaliado previamente.

Nesse contexto, os empreendedores buscam aquilo que representa mais segurança. Surge a opção pelas franquias, um modelo de negócio testado e aprovado.

O setor de alimentação também atrai a preferência de muitos já que, por lidar com algo de primeira necessidade, costuma ser mais resistente a turbulências.

Existem mais exemplos nessa linha, mas nenhum com garantia total contra riscos. Sempre há um componente imponderável em qualquer atividade.

O importante é estar capacitado para enfrentar os desafios!!

Para ajudá-lo com isto e com muitas outras soluções e para seu negócio atual ou futuro, conte sempre com o posto do Sebrae Aqui de Santa Rita do Passa Quatro.

Sebrae Aqui Santa Rita/Sala do Empreendedor – Av. Severino Meirelles nº 1230 – Centro, Fone: 3584-8548 – atendimento segunda a sexta-feira, das 8h às 11h  e das 13h  às 17 horas.

Veja mais sobre Desenvolvimento [+ notícias]