04/08/2017 às 15:38
PLANO DESENVOLVIMENTO: Santa Rita é modelo regional em processo de abertura de empresas

Sebrae trouxe representantes de seis municípios para conhecerem o modelo local que desburocratiza o processo

Santa Rita do Passa Quatro é mais uma vez referencia para outros municípios em ações implantadas pelo governo municipal do prefeito Leandro Luciano dos Santos, como as medidas de economia frente à crise e a concessão do serviço de água e esgoto do município se tornaram modelo para outros gestores. Desta vez, o destaque está entra as ações do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

No último dia 27 de julho, quinta-feira, através do Sebrae-SP, divisão de São Carlos, Santa Rita recebeu representantes de seis cidades da região, que vieram conhecer seu modelo de desburocratização no processo de abertura de empresas no município.

Em evento realizado no Centro Cultural Mário Covas, estiveram presentes secretários, diretores e agentes de desenvolvimento municipais das cidades de Araras, Cordeirópolis, Leme, Rio Claro, Santa Gertrudes e São Carlos, que também tiveram a oportunidade de conhecer outras ações do Plano de Desenvolvimento.

A principal ação apresentada foi implantada em parceria com o Setor de Tributação Municipal, desde 17 de maio, quando iniciou em Santa Rita o programa Via Rápida Empresa, no qual a abertura de empresas no município acontece eletronicamente, on-line, facilitando, desburocratizando e agilizando todo o processo.

Integrado com a Junta Comercial do Estado – Jucesp, Corpo de Bombeiro, Cetesb, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com um protocolo único, o empresário consegue abrir sua empresa com todos os alvarás necessários e pouquíssimo tempo.

De acordo com o Setor Municipal de Desenvolvimento, este processo tornou-se referencia para o Sebrae São Carlos, ao ponto de trazer outros municípios, alguns bem maiores, como o caso de São Carlos, Rio Claro e Araras, para acompanharem e copiarem as ações já tomadas pela Prefeitura de Santa Rita.

Após a implantação do Programa Via Rápida Empresa, o tempo médio para abertura de empresas de baixo risco no município caiu para 36 horas, tendo diversos casos que a abertura se deu em menos de 30 minutos. Hoje no estado de São Paulo esse tempo médio é de cerca de 100 horas. Fato este que para o SEBRAE São Carlos, coloca Santa Rita como cidade modelo da região.

Após o evento no Centro Cultural Mário Covas, os participantes visitaram algumas repartições municipais envolvidas no processo de abertura de empresa e se entusiasmaram com o modelo local. “Estas ações adotadas para o Desenvolvimento local de Santa Rita, certamente servirão de modelo para implantarmos em Rio Claro”, disse o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro, Erleson Pereira.

“Importante salientar que estas ações não geram nenhum custo aos cofres municipais, assim com não gera nenhum custo adicional ao empresário. Esta ação só veio trazer inúmeros benefícios a cidade. Tenho certeza que, seguindo este caminho, em pouquíssimo tempo, Santa Rita colherá os frutos deste trabalho maravilhoso que está sendo realizado” foi às palavras do Consultor do Sebrae, Luiz Adriano Alves Pinto.

Veja mais sobre Desenvolvimento [+ notícias]