11/05/2018 às 11:38
Campanha de prevenção ao câncer bucal terá plantão junto ao Dia D de vacinação

Promovida originalmente no Centro Odontológico Municipal, a ação acontece também neste sábado no Centro de Saúde II, destinada a especialmente aos idosos

O Centro de Saúde II, recebe neste sábado (12/05) o plantão da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, promovida pelo Centro Odontológico Municipal Dr. Irineu De Gobi, de Santa Rita do Passa Quatro. No horário das 13h às 17 horas, o público que for ao Centro de Saúde para tomar a vacina contra gripe, no chamado Dia D, poderá também ser atendido pelo profissionais do Centro Odontológico e já fazer a sua avaliação.

O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. Como prevenção, a campanha no município começou no último dia 16 de abril, segunda-feira, e segue até o dia 25 de maio sexta-feira, no Centro Odontológico Municipal (ao lado do Tiro de Guerra), no horário das 7h30 às 9h e das 13h às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

O público alvo da campanha são especialmente os idosos e o objetivo é fazer a detecção precoce de câncer bucal. A campanha é realizada pela equipe de dentistas do Centro Odontológico, que examina os pacientes e os encaminha para tratamento, caso necessário.

Câncer bucal são tumores que acometem a boca e parte da garganta. A doença pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e consumo de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que também pode ser provocada pela falta de higiene, exposição excessiva ao sol, uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Comandada pelo Coordenador Administrativo do Centro Odontológico, Carlos José Ramos, a campanha de 2017 atendeu gratuitamente 471 pacientes. Deste total, 443 apresentaram os tecidos moles sadios, outros 24 apresentaram alterações sem suspeita de malignidade e apenas quatro apresentaram alterações com suspeita de malignidade. Nos casos de necessidades, os pacientes foram encaminhados para tratamento.

FOTO: Paciente sendo entendida no Centro Odontológico Municipal durante a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal de 2016 (Arquivo/Divulgação)

Veja mais sobre Saúde [+ notícias]