Audiência pública Plano Municipal de Turismo será na próxima quinta-feira

Toda população está convidada para evento que acontece no Centro Cultural Mário Covas

A apresentação do Plano Municipal de Turismo, em Audiência Pública, em abril de 2016, no Centro Cultural (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Na próxima quinta-feira (14/2), a população de Santa Rita do Passa Quatro terá oportunidade de participar da primeira audiência pública para revisão do Plano Municipal de Turismo (PMT). O evento acontece a partir das 18h30, no Centro Cultural Mário Covas e irá debater os princípios organizacionais, escolha de segmentos, validação de análises, entre outros.

O audiência faz parte dos conjuntos de ações que darão sequência ao Plano Municipal de Turismo, elaborado e finalizado entre 2015 e 2016, quando o município deu um importante passo para avançar em um dos segmentos que mais crescem no mundo: o turismo.

O primeiro Plano Municipal de Turismo de Santa Rita foi apresentado ao público em abril de 2016. O documento na época foi elaborado por empresa especializada para definir as ações a serem executadas pelo poder público nos próximos anos.

O documento foi totalmente desenvolvido a partir de diagnóstico realizado no município, desde o ano anterior, com visitas aos locais de potencial turístico, entrevistas com pessoas e análise do cenário, como infraestrutura, transporte, entre outros. Também foram realizadas reuniões e oficinas com o Comtur, para discussão de temas e fatores importantes para universalizar e favorecer o acesso ao turismo.

Com base nestes dados, foi elaborado um amplo documento, que contou como aprovação no Legislativo Municipal, se tornando a Lei Municipal 3293, de 17 de maio de 2016.

Através de metas a curto, médio e longo prazos o PMT tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística santa-ritense, de modo a superar as expectativas dos turistas e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.

Elaborado com recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias, do governo do Estado de São Paulo), o PMT visa a valorização da cultura local, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da economia de forma equilibrada e consistente. O documento estabelece objetivos específicos, como levantar e analisar a situação atual do turismo na localidade; prever o seu desenvolvimento natural para os próximos anos sem a intervenção planejada; estabelecer os objetivos e metas do município em relação ao desenvolvimento econômico e, através destes, estabelecer a política municipal de desenvolvimento do turismo; delimitar os programas de ação que irão compor a política de turismo municipal, entre outros.