Bacias de Contenção

Devido à impermeabilização asfáltica, a água que drena pelas ruas da cidade se torna um ponto importante para as tomadas de decisão. Quando as ruas asfaltadas terminam em locais de terra, a velocidade da água pode causar erosões e consequentemente assoreamento de corpos d’água.

Além do solo que é carregado para dentro dos rios, as enxurradas podem carregar outros poluentes (óleo, combustível, borracha, plástico, papel, etc…) que contaminam e influenciam todas as formas de vida.

Foi diagnosticado que em Santa Rita do Passa quatro, em locais de novos loteamentos e nas periferias da cidade, existem muitos pontos onde a água causou estragos significativos e que necessitam de atenção para que as águas não cheguem diretamente aos córregos, evitando muitos problemas, como assoreamento, erosão, poluição, perda de diversidade e habitats, etc…

Foram construídas 8 bacias de contenção de água no ano de 2020 nas margens da estrada vicinal que liga Santa Rita do Passa Quatro a Tambaú.

Essas bacias recebem a água que escorre pelo asfalto, guias e diretamente sobre a terra, e a retém antes que caia nas nascentes dos córregos localizados a jusante, evitando sua contaminação, erosão e assoreamento de nascentes.