Mutirão recolhe lixo descartado irregularmente no Deserto

Prefeitura, Comtur e Buggy Club promovem mutirão de limpeza; toda população pode participar à partir das 8 horas

Participantes do mutirão para recolher lixo descartado irregularmente no Deserto (Divulgação)

[Sta. Rita do P. Quatro-SP – 17/1/19] – O último sábado (9/1) foi de muita atividade no Deserto do Alemão, quando a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro promoveu um mutirão para limpeza de um dos principais pontos turísticos do município. A ação contou com apoio do Buggy Club, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que se uniram para este objetivo. A população foi convidada para se voluntariar nesta ação.

Ao todo, cerca de 20 pessoas participaram da mobilização entre “bugueiros” e funcionários municipais dos departamentos de Serviços Municipais (DSM), Agricultura e Meio Ambiente e Saúde, através da Equipe de Controle de Vetores. Foram recolhidos três caminhões de material descartado irregularmente no Deserto, como sofás, móveis, lixo orgânico, plástico, papel, madeira, aparelho de televisão, entre outros. Todo material recolhido foi encaminhado ao aterro municipal de onde receberá destinação correta.

ECOPONTO

Com objetivo de reduzir o descarte irregular de lixo em terrenos baldios ou nas margens estradas, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, criou o primeiro Ecoponto de Santa Rita do Passa Quatro.

O Ecoponto fica na avenida José Ribeiro de Oliveira (s/n), no Jardim Nova Santa Rita (Arquivo/AssCom/Divulgação)

Implantado em junho de 2016, em terreno do próprio município na avenida José Ribeiro de Oliveira (s/n), no Jardim Nova Santa Rita, desde então o Ecoponto recebe diariamente resíduos resultantes de jardinagem ou construção civil, materiais recicláveis, móveis, entre outros. O local não recebe apenas lixo orgânico, que já é recolhido pela coleta municipal, que cobre diariamente, e lixo eletrônico, que é recebido pelo próprio Departamento de Meio Ambiente, na sede da Prefeitura.

Todo material recebido no Ecoponto tem destinação ambientalmente correta. Restos de jardinagem ou construção civil são encaminhados para local apropriado, com a a devida licença, evitando danos ambientais provocados por fogo ou descarte irregular. O material reciclável é destinado à Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita, entidade organizada que atua com reciclagem. Restos de construção, como louças de banheiro, vitrôs, torneiras, entre outros, que podem ser reaproveitados, são doados para pessoas necessitadas, complementando o caráter social do projeto.

O Ecoponto conta com a presença de um funcionário da prefeitura, que recebe o material e também controla a limpeza do local, evitando a proliferação de pragas, como o mosquito da dengue, por exemplo.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17 horas e aos sábados das 7h às 12 horas.