Palestras musical comemorou o Dia do Idoso

Promoção foi do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade

Palestra cantada, realizada no Ida do Idoso em Santa Rita (AssCom/Divulgação)

Um dia muito especial para a “melhor idade” de Santa Rita do Passa Quatro. Na última terça-feira, 1º de outubro, quando é comemorado o “Dia Internacional do Idoso”, aconteceu a palestra cantada com o tema “Felicidade”, com Hélio Gomes.

Promovida pelo Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade, a e evento aconteceu no Centro Cultural Mário Covas, reunindo pessoas assistidas pelos Centros de Convivência do Idoso (CCI) do município.

A palestra, que teve como objetivo, comemorar a data e homenagear os idosos do município, contou com a presença da vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, dona Vera Luciano dos Santos, e a diretora do Departamento de Assistência Social, Iara Crott Lorencetti, e o vereador Lucas Comin.

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado anualmente em 1º de outubro, com o objetivo de homenagear as pessoas de mais idade e incentivar a conscientização da sociedade sobre as suas necessidades. A data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, através da lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos.

Santa Rita abriga atualmente cerca de 20% de sua população com 60 anos ou mais de idade, de acordo com a fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).  O município também possui uma expectativa média de vida superior a 78 anos, equivalete a países de primeiro mundo.