Piloto de Compostagem no Viveiro Municipal

Desde 2017 o Viveiro Municipal, localizado à ETE “Manoel dos Reis Araújo”, vem desenvolvendo a prática da compostagem. Todo material gerado nas atividades do viveiro de mudas é disposto em “leiras” (acúmulo linear de material), e assim que se obtém boa quantidade, isso é coberto com uma camada de cerca de 10 cm de esterco de curral. O processo de decomposição da matéria orgânica pode durar até 120 dias, dependendo das condições de temperatura e umidade, por isso nos períodos de maior estiagem o material é molhado, o que facilita a penetração do esterco e proliferação de bactérias e fungos que atuam na decomposição.

No ano passado toda a produção foi absorvida pelo próprio Viveiro. Pensando em nossa população, o objetivo do Viveiro Municipal para o ano de 2021 é que os munícipes possam retirar pequenas porções de compostagem para ser usados em jardins, pequenas plantações, contribuindo para o meio ambiente. O trabalho foi realizado na última quinta-feira, 1 de julho de 2021, a partir dessa data é necessário esperar os 120 dias para que o composto orgânico esteja em condições de uso. Para os interessados em retirar a compostagem é necessário entrar em contato com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente para pegar o protocolo de autorização de retirada do composto no Viveiro Municipal.

#santarita #meioambiente #responsabilidadesocioambiental