ZEQUINHA DE ABREU: Ponto facultativo para o serviço público municipal será na sexta-feira

Aniversário do compositor é comemorado anualmente no dia 19 de setembro

Nascido no dia 19 de setembro de 1880, em Santa Rita do Passa Quatro, José Gomes de Abreu é homenageado anualmente em sua cidade natal, por sua relevante importância para a cultura nacional, e a data do seu aniversário é ponto facultativo no serviço público municipal. Este ano, como a data sai em uma quinta-feira, o facultativo foi transferido para a sexta-feira (20/9).

Neste dia, tanto a prefeitura como as demais repartições públicas, como escolas municipais e creches, estarão fechadas, com a manutenção apenas dos serviços considerados essenciais, como coleta de lixo e ambulâncias.

A medida é prevista no Decreto nº  2.815,  de  26  de  dezembro  de  2018, que dispõe sobre o expediente nas repartições públicas municipais, relativos aos dias que especifica do exercício de 2019.

Zequinha de Abreu faleceu em São Paulo no dia 22 de janeiro de 1935, deixando uma obra com cerca de 300 composições, entre valsas, maxixes, choros e marchas. Além de “Tico-tico no Fubá”, a música brasileira mais executada no mundo, estão entre suas composições mais conhecidas as valsas “Branca” e “Tardes em Lindóia” e os chorinhos “Os pintinhos no terreiro”, “Pé de Elefante” e “Sururu na cidade”.