Zoonoses alerta para “fake news” sobe coronavírus animal e vacinas

O setor de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro, faz um alerta a população sobre falsas informações a respeito do coronavírus e os animais.

Em meio a pandemia do Covid-19, muitas pessoas têm associado na nova espécie do vírus ao coronavírus animal, já decorrente. O setor de Zoonoses saliente que, neste momento é importante ter cuidado com as “fake News”, para evitar confusões, pois notícias falsas associam o coronavírus animal com o humano e abordam o uso de vacinas caninas em humanos.

Os Coronavírus pertencem à família Coronaviridae, que contém os gêneros Alfa e Betacoronavírus, que geralmente infectam mamíferos, e os gêneros Gama e Deltacoronavírus,que infectam pássaros e peixes. Tanto o Coronavírus canino (CCoV), que pode causar diarreia leve, quanto o Coronavírus felino (FCoV), que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos Alfacoronavírus. Embora da mesma família do atual Coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a COVID-19, os vírus canino e felino são conhecidos na Medicina Veterinária há anos e não são transmitidos aos seres humanos, então não estão associados ao atual surto de Coronavírus.

As vacinas contra doenças caninas são de uso exclusivo veterinário, para a prevenção da Coronavirose canina e não devem ser utilizadas em outra espécie que não a canina, pois se trata de espécies e vírus diferentes quepossuem características distintas e não possuem os mesmos hospedeiros e capacidade de provocar doença. O uso indevido dessas vacinassem espécies diferentes da indicada, como em humanos, pode ocasionar graves reações adversas.