1ª Mostra Dandara começa neste domingo, confira a programação

Com apoio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, evento comemora Dia da Consciência Negra com atividades na Praça Mario Mattoso e Pavilhão Cultural

Membros do Coletivo Negro Santarritense apresentando a programação do evento ao prefeito (AssCom/Divulgação)

Começa neste domingo (17/11) a programação especial de uma semana que irá comemorar o Dia da Consciência Negra em Santa Rita do Passa Quatro. Com apoio do Departamento de Turismo e Cultura, da Prefeitura Municipal, o Coletivo Negro Santarritense promove até a próxima sexta-feira (dia 22/11), a Mostra Dandara.  A 1ª Mostra Cultural Negra de Santa Rita irá abordar diversos temas (confira a programação), na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação) e Pavilhão Cultural, com manifestações artísticas e culturais.

O evento acontece na semana quem que se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra” (20 de novembro). Criada em 2003, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.  A data sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Confira a programação e os temas abordados:

Domingo, (17/11) – Oficina Samba Rock, com Saulo Saulinho.  Apresentações artísticas com o grupo de rap Subúrbio Negro; de dança, com Impacto Dance; e musical com o grupo de pagode Doce Palavra, MC de rap Pico Mandando Flow e DJ Alex. Também haverá o desfile Beleza Negra Mirim, com coordenação Anna Paula, e Bate Papo com os temas “Crianças Negras na Escola”, “A Importância de Elogiar Nossas Crianças”, “Representatividade nas Mídias Digitais”, “Artistas Negros Precursores” e “Embranquecimento: Qual Era O Plano?”, desenvolvido por Fabrícia Alvares, Érica Santiago, Jéssica Lopes, Igor José da Silva e  Luiz Fernando Costa de Andrade. Feira afro e praça de alimentação com produtos e comidas típicas. A abertura acontece a partir das 14 horas, na praça Poeta Mario Mattoso (Estação).

Segunda-feira (18/11) – Oficinas com Abayomis, Érica Santiago e Emilene; Capoeira, Grupo União; Tranças Infantis Jétty Estilos. Apresentações artísticas de capoeira, com Grupo União; musical, com grupo amigos do Samba, e MPB, com Anna Paula e Igor.  Apresentações Infantis de ukulele, com Amarelinha Africana.  Desenvolvido por EMEF Francisco Ribeiro. O tema do bate papo será “Filhos Negros Em Tempos Atuais”. Praça de alimentação com comidas típicas. A programação acontece a partir das 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Terça-feira (19/11) –Exposição afro de empresas e empreendedores negros em feira de demonstração de seus serviços e produtos. Apresentações artísticas de samba, com Kaio Luca; e MPB, com Letícia Arantes. Palestra com SEBRAE, com tema “Como Iniciar”. Bate papo com o tema “Afro Consumo e Jornada de Empreendedores Locais”. Praça de alimentação com comidas típicas. A partir das 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Quarta-feira (20/11) – Palestra e roda de debates sobre “Estrutura racista, Violência policial no trabalho e representações” e “Colorismo, Pigmentocracia”, “Apropriação Cultural”, “Homens Negros e Masculinidade”, e “Feminismo Negro, Mulherismo”, desenvolvido por NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) – UFSCar. Apresentações artísticas com grupo RV Company; e rap com Slam Estação. Praça de alimentação com comidas típicas. A partir das 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Quinta-feira (21/11) – Palestras e roda de debate, “Cabelos Crespos e Cacheados”,  Desenvolvido por Fernanda Inácio. Projeção artística, “Beleza Negra Local”. Apresentações artísticas, rap, com Vinícius Preto, e MPB, com Bianca Maceió. Sarau com microfone livre para expressões artísticas. Bate papo sobre “beleza e estética negra e o mercado de trabalho”. Desfile, Beleza Masculina “‘Cabeça de Nego’ – Homens Negros Também São Referências”. Coordenação, Anna Paula. Praça de alimentação com comidas típicas. A partir das 19 horas, no Pavilhão Cultural.

Sexta-feira (22/11) – Projeção artística, “Profissionais Negras”. Apresentações artísticas com Dj Natasha Curnic; Letícia Arantes; Denise Serafim e Grupo Som de Pretas. Bate papo, “Hipersexualização X Desexualização” e “Solidão da Mulher Negra”. Desfile de beleza de Wakanda, “Mulher Negra Você é Rainha”. Coordenação, Anna Paula. Feira afro e praça de alimentação com produtos e comidas típicas. A partir das 19 horas, no Pavilhão Cultural.