– Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro – SP – Cidade Poema – SP –

Página eletrônica da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro.

1ª Mostra Dandara terá Oficina de Samba Rock com Saulo Saulinho

Com apoio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Evento comemora Dia da Consciência Negra com atividades na Praça Mario Mattoso e Pavilhão Cultural

 

A Oficina de Samba Rock, com Saulo Saulinho, é a primeira atividade da programação da Mostra Dandara, evento que irá comemorar o Dia da Consciência Negra em Santa Rita do Passa Quatro.  A realização é do Coletivo Negro Santa-ritense, em parceria com o Departamento de Turismo e Cultura, da Prefeitura Municipal.

A oficina acontece no próximo dia 17/11, domingo, a partir das 14 horas, na Praça Poeta Mario Mattoso. Os interessados devem fazer suas inscrições pela internet, no link https://forms.gle/ggMqjD6XGTT6aDhy8.

O Samba Rock é um patrimônio cultural de São Paulo, surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia da cidade no final da década de 50. Inspirada nos passos marcados do funk e do soul misturada ao rock and roll e ao samba, a dança se popularizou no Brasil e no mundo.

No mesmo dia a programação segue com as apresentações artísticas do grupo de rap Subúrbio Negro; de dança, com a Impacto Dance; o grupo de pagode Doce Palavra e  MC de rap com Pico Mandando Flow e DJ Alex.

Também haverá desfile de beleza negra mirim e bate papo sobre os temas: crianças negras na escola, a importância de elogiar nossas crianças, representatividade nas mídias digitais, artistas negros precursores e embranquecimento: qual era o plano?

Completando o primeiro dia, o evento também irá contar com feira afro e praça de alimentação com produtos e comidas típicas.

 

 

A MOSTRA

A Mostra Dandara – 1ª Mostra Cultural Negra de Santa Rita acontece de 17 a 22 de novembro, abordando diversos temas (confira a programação), na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação) e Pavilhão Cultural, com manifestações artísticas e culturais.

O evento acontece na semana quem que se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra” (20 de novembro). Criada em 2003, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.  A data sucinta questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

Confira a programação e os temas abordados:

  • Domingo, (17/11) – “Negritude e Representatividade”, às 14 horas, na Praça da Estação.
  • Segunda-feira (18/11) – “Famílias Negras”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.
  • Terça-feira (19/11) – “Empreendedorismo Negro e Afro Consumo”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.
  • Quarta-feira (20/11) – “Conscientize-se: Racismo Estrutural e Institucionalizado”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.
  • Quinta-feira (21/11) – “Estética Negra: Ame Os Seus Traços”, às 19 horas, no Pavilhão Cultural.
  • Sexta-feira (22/11) – “Mulher Negra: Força, Beleza e Resistência”, às 19 horas, na Praça da Estação.