A importância de se plantar e doar mudas em Santa Rita do Passa Quatro!

As árvores têm papel fundamental no combate ao aquecimento global. Entre suas principais vantagens destacam-se o aumento da umidade no ar, a redução da erosão no solo, a diminuição da temperatura no ambiente, absorção de ruídos, a produção de frutos e flores, a garantia de alimento e abrigo para a fauna local.

As plantas nativas são responsáveis pela manutenção do ecossistema, pois garantem o bom funcionamento das florestas, a sobrevivência e o conforto da fauna local, a qualidade do solo, da água e de vários outros aspectos. Um Viveiro de Mudas faz-se essencial para a preservação das florestas e manutenção do ambiente. Atualmente o Viveiro Municipal de Santa Rita do Passa Quatro possui aproximadamente 11 mil mudas.

Para produzirmos mudas é necessário que saibamos o período de frutificação de cada espécie e fazer coletas periódicas, preparar as sementes em canteiros, após a germinação é feito o processo de repicagem em saquinhos e com alguns cuidados e tempo, essas plantas estarão aptas para irem a campo, que se dá por meios de ações em conjunto com a COMASA no projeto RENASCENTES DO PASSA QUATRO, plantios próprios do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, doações para produtores rurais interessados em recompor suas nascentes e cursos d’água, e principalmente, através do Projeto REFLORESTE SUAS NASCENTES. São várias as espécies produzidas no Viveiro Municipal, entre elas destacam-se: cedro, castanha de cavalo, suinã, sabão de soldado, cabreúva, pau ferro, sibipiruna, jacarandá paulista, goiaba, ipê, oiti, paineira, angico, ficheira, pitanga e timburi. Outras espécies são presentes no Viveiro através de doações e trocas realizadas com Viveiros Municipais (de outras cidades como Porto Ferreira e Descalvado), com Viveiros Particulares (como é o caso da parceria com o viveiro da Usina Santa Rita), visando assim aumentar a variabilidade e as diversidades genéticas das espécies.

No ano de 2021 o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente plantou 7.107 mudas de árvores, entre plantios em áreas de reflorestamentos, proteção de olhos d’água/nascentes e eventos para a doação aos munícipes. Para se ter uma ideia, fazendo uma correlação de valores, essa quantidade corresponde a 20 mudas plantadas todos os dias durante 1 ano inteiro.

Abaixo algumas características de 4 espécies que produzimos em nosso Viveiro Municipal:

Cedro rosa (Cedrela-Fissilis) é de ocorrência de florestas semidecídua e Pluvial Atlântica, excelente para reflorestar áreas degradadas pelo seu rápido crescimento, auxilia as abelhas e mariposas com suas flores que ocorrem em Agosto a Setembro.

Timburi (Enterolobium Contortisiliquum) de ocorrência em floresta estacional semidecídua e decidual, possui crescimento rápido por ser uma espécie pioneira e indicada para implantação de reflorestamentos, suas flores alimentam as abelhas com néctar e pólen, seus frutos são importantes para a alimentação dos macacos, papagaios, anta e cutia.

Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus) de ocorrência na floresta atlântica, sendo uma espécie secundária que sobressai da capoeira inicial, sendo uma arvore longeva que fornece alimentação para as abelhas e beija flores no inverno.

Paineira (Ceiba speciosa) é uma espécie longeva, secundária inicial a tardia de ocorrência floresta estacional semidecidual e decidual, fornecem alimento para as abelhas e beijas flores no outono e também fornece material fibroso para que as aves possam nidificar.

#responsabilidadeambiental #meioambiente