Ação Constante no Plano Municipal de Resíduos.

O Plano Municipal de Saneamento Básico indica pontos carentes de melhorias a serem seguidos pela administração, sendo assim, o cumprimento dessas metas é o mais adequado já que um estudo elaborado foi feito. Pontos importantes como implantação de lixeiras de coleta seletiva, melhoria de coleta de lixo na área rural, melhoria de frota, e melhoria de educação ambiental, melhoria na destinação de resíduos de poda da arborização urbana e utilização de material orgânico em compostagem. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente buscou Implantar propostas feitas no plano municipal de resíduos sólidos (pag. 163, 164 e 165 no Plano Municipal de Saneamento Básico em anexo na pasta RS2). Foram selecionadas as seguintes carências: Implantar mais lixeiras de coleta seletiva. Aumentar frequência e abrangência de coleta de lixo na área rural. Substituir antigos veículos de coleta de lixo. Adequar questões de educação ambiental sobre a geração de lixo. Destinar adequadamente os resíduos de poda de arborização urbana.

A coleta de resíduos na área rural passou a ser sistematizada e organizada semanalmente em cada ponto de depósito de lixo.

Em vários pontos da área rural existem lixeiras onde o lixo é depositado pelos produtores rurais e semanalmente é coletado pela prefeitura. Foi trocado um veículo da coleta de lixo municipal.A questão do lixo é amplamente discutida no centro de educação ambiental. Os resíduos de poda de arborização urbana estão atualmente sendo corretamente destinados no Eco- ponto municipal, ou diretamente levados até a área de inertes do aterro municipal. Com o funcionamento do triturador de galhos que é rebocado por um caminhão basculante, e acompanhará a equipe de poda durante os trabalhos, é reduzido o número de viagens para o aterro sanitário e também espaço adequado para a disposição de desses resíduos.