Ação de Conservação de Nascentes

Preservar as nascentes de água é um princípio básico da conservação ambiental, pois além de contribuir para a qualidade e volume de água, ainda colabora com a recomposição florestal dos ambientes onde se encontram as nascentes.

Preservando então essas nascentes, estaremos contribuindo para o meio ambiente como um todo, e melhorando fatores relacionados a fauna, flora, solo (erosão e assoreamento), temperatura e qualidade do ar, entre outros fatores importantes a boa qualidade e manutenção da vida. Segundo levantamento feito pelo departamento de Agricultura e Meio Ambiente, existem 12 principais nascentes que drenam para o sistema de captação de água do município, todas elas necessitam de alguma forma de investimentos em sua proteção e ou regeneração.

Recuperar essas nascentes é de extrema importância para garantir a disponibilidade de água, então a proposta é priorizar a recomposição de 5 dessas nascentes no ano de 2019, e ao mesmo tempo fazer a recomposição de mais 4 nascentes mais próximas à área urbana.

Até 2022 serão recuperadas todas as nascentes da drenagem de abastecimento, e até 2028 pretende-se recuperar o resto das nascentes do município.

Nas nascentes escolhidas, foram plantadas 3900 (três mil e novecentas) mudas de arvores nativas, todas as áreas foram cercadas, e protegida de eventuais danos às mudas. Foi feito controle de formigas antes e durante os plantios, e continuará sendo feito ao longo do tempo.

As mudas foram adubadas e hidratadas, além de ter sido feita a aplicação de hidro gel, que ajuda na manutenção da umidade.

Acredita-se que ao longo do tempo, a vegetação formada pelas mudas contribua muito com a preservação e manutenção da água, além de criar ambientes propícios à prosperidade da biodiversidade local, através de abrigo, alimento, água, diversidade de habitats, dentre muitos outros fatores atrelados à presença de vegetação e fauna.

Essa ação faz parte do ciclo 2019 das diretivas do Programa Município Verde Azul.