Capacitação de Técnicas de Boas Práticas Sustentáveis em Alimentação

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente ministra semanalmente um curso de educação ambiental, com ênfase na produção sustentável de alimentos, para alunos da escola CAIC de Santa Rita do Passa Quatro. Para desenvolvimento dos trabalhos, a prefeitura da todo o apoio técnico e material para construção da estufa (madeira, substrato para plantio, mudas, sombrite, lona, sistemas de irrigação) funcionários para manutenção e limpeza, lanche para as turmas dos projetos e todo o apoio necessário.

Foto:Estufa do Colégio das Madres (Instituto das Filhas de São José)
Todas as quintas-feiras as 14h são ministradas aulas práticas e teóricas, abordando temas variados sobre a produção orgânica de alimentos, além de conceitos básicos sobre a conservação do meio ambiente através da adubação orgânica, controle de erosão, consorcio de espécies e etc.
As aulas são ministradas com ajuda de apostila desenvolvida pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, que expõe de maneira bem clara e simples os conceitos que se pretende introduzir, e os alunos ficam com um exemplar na conclusão do curso, que também conta com um evento de formatura e entrega de certificados.
Foto:Processo de construção da estufa da escola municipal “Laura Suriani Barbuio” (CAIC) para o projeto de cultivo orgânico.
Em adição ao desenvolvimento das atividades no CAIC, foi dada assessoria técnica para construção de uma estufa no Colégio das Madres de Santa Rita do Passa Quatro, onde são desenvolvidas junto à comunidade, através de projeto social, diversas atividades e entre elas está a produção de alimentos orgânicos utilizados no próprio colégio e também disponibilizados para moradores da cidade. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, auxiliou na construção da estufa, orientações sobre adubação orgânica, compostagem, semeadura, irrigação e manejo das espécies cultivadas.
A assessoria técnica, mão de obra e materiais da prefeitura, incrementou qualidade e quantidade na produção de alimentos orgânicos pelas entidades participantes, além de ter levado outros conhecimentos muito importantes sobre meio ambiente e suas relações benéficas com as produções de alimentos.