Animais na Pista, cuidado redobrado!

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente vem por meio deste alertar os condutores que transitam na Via Zequinha de Abreu para que respeitem o limite de velocidade da mesma. Essa semana uma jaguatirica, um animal silvestre ameaçado de extinção, foi atropelado em nosso município.

A Via Zequinha de Abreu abriga a Estação Experimental (Horto Florestal), área de interesse ecológico que se torna um refúgio para animais silvestres, por isso a importância de se manter atento durante todo o percurso na Via.

A jaguatirica tem hábitos noturnos e costuma caçar durante a noite, mas em alguns casos pode ser encontrada caçando durante o dia.

Além da jaguatirica, outros animais como lobo-guará, cobras e capivaras já foram avistadas na pista próximos à entrada da Estação Experimental e de Albinópolis.

Através de uma doação da Fazenda Fortaleza o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o Departamento de Serviços Municipais instalou 12 placas de Animais Silvestres nas Estradas Municipais, em locais avaliados como Corredores Ecológicos em parceria com o Parque Estadual Vassununga.

As placas de Animais Silvestres instaladas na Via Zequinha de Abreu dependem de aprovação da Via Paulista – Arteris, o Departamento de Obras já fez a solicitação de novas placas no perímetro, que tem critérios específicos para serem instaladas.

A Polícia Ambiental de nosso município realiza em média uma chamada por dia para contenção de animais de pequenos portes como cobras, gambás, aves, entre outros, e disponibiliza através do telefone (19) 3584-4104 apoio para o resgate desses animais.

Além de toda a atenção que o motorista deve ter para evitar o atropelamento de animais silvestres, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente frisa sobre a importância dos corredores ecológicos. Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas que promovem a ligação entre áreas fragmentadas, sendo importantes por garantir o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas. Esses corredores são fundamentais para diminuírem o impacto dos homens nessas regiões, uma vez que a fragmentação de habitats pode ter consequências drásticas para a fauna e a flora local, sendo responsável, até mesmo, por extinção de espécies.

Os Produtores Rurais tem a obrigatoriedade de manter o CAR atualizado e regularizar sua propriedade, mantendo e preservando a sua área de vegetação nativa, nascentes, córregos, afim de garantir que essas áreas sejam abrigo para a nossa fauna e flora, garantindo a preservação de espécies ameaçadas de extinção.