Bacias de Contenção em Santa Rita do Passa Quatro

Devido à impermeabilização asfáltica, a água que drena pelas ruas da cidade se torna um ponto importante para as tomadas de decisão. Quando as ruas asfaltadas terminam em locais de terra, a velocidade da água pode causar erosões e consequentemente assoreamento de corpos d’água.

Além do solo que é carregado para dentro dos rios, as enxurradas podem carregar outros poluentes (óleo, combustível, borracha, plástico, papel, etc…) que contaminam e influenciam todas as formas de vida.

Foi diagnosticado que em Santa Rita do Passa quatro, em locais de novos loteamentos e nas periferias da cidade, existem muitos pontos onde a água causou estragos significativos e que necessitam de atenção para que as águas não cheguem diretamente aos córregos, evitando muitos problemas, como assoreamento, erosão, poluição, perda de diversidade e habitats, etc…

Foram construídas duas bacias de contenção de água em 2017, 17 bacias em 2018 e mais 4 bacias e a correção de uma erosão em 2019. As 2 bacias construídas em 2017 se encontram dos dois lados do final da avenida José Ribeiro de Oliveira, 12 das construídas em 2018 se encontram as margens da rodovia Zequinha de Abreu (que dá acesso à cidade e tem grande circulação de veículos), e as cinco restantes, construídas em 2018, ficam em um acesso de estrada rural. Duas das construídas em 2019 ficam na estrada que dá acesso ao aterro sanitário, e mais duas em estradas rurais do município, e a erosão corrigida fica no novo loteamento habitacional da CDHU. Essas bacias recebem a água que escorre pelo asfalto, guias e diretamente sobre a terra, e a retém antes que caia nas nascentes dos córregos localizados a jusante, evitando sua contaminação, erosão e assoreamento de nascentes.