Ação de Educação Ambiental com foco em fragilidades e potencialidades do uso do solo.

 

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2019, o departamento de agricultura e Meio Ambiente realizou visitas a locais, com alto potencial turístico e de disponibilidade de água, que possuem graves processos erosivos, levando orientações sobre como evitar e corrigir o carregamento do solo.

O Rio Sucuri, é o principal afluente do Rio Bebedouro, que tem a drenagem mais importante do município, esse primeiro, possui água em abundância e com qualidade, extremamente transparentes, que inclusive

atraem pessoas como ponto turístico. Essa drenagem é circundada por propriedades rurais, e plantio extensivo de eucalipto, essa cultura, juntamente com a atividade de gado nas margens, causa erosão, que fica agravada pela falta de vegetação.

As orientações foram no sentido de se reflorestar as margens desprovidas de vegetação, e também de se conter o acesso de animais, evitando os processos erosivos.

As duas propriedades, com pontos mais importantes, foram visitadas, e as orientações foram dadas aos proprietários, afim de que se evite e se saneie os processos erosivos.

Essa ação faz parte da Diretiva Uso do Solo do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul.