Prevenção de processos erosivos

 

Os processos erosivos podo local, e futuramente além de comprometer a parte ambiental, o assoreamento ainda pode prejudicar o potencial turístico do local.

em comprometer diversas áreas do meio ambiente, as mais prejudicadas podem ser as nascentes e os cursos d’água. O solo carregado pela erosão acaba por assorear nascentes e rios a jusante.

Em Santa Rita do Passa Quatro o “Deserto do Alemão” se trata de uma grande erosão. Tal local se trata de um atrativo para as pessoas, porém o avanço dessa erosão pode prejudicar o curso d’água que nasce no local, e futuramente além de comprometer a parte ambiental, o assoreamento ainda pode prejudicar o potencial turístico do local.

Uma reposição de árvores nas margens na vegetação já existente poderia ajudar a conter o avanço da erosão.

No dia 27 de agosto de 2019, foram plantadas 30 mudas de arvores nativas, que se somaram às 22 plantadas em 2017 e às mais de 30 plantadas em 2018. O baixo número de mudas se justifica pelo fato de se tratar de um ponto turístico, e como a erosão faz parte da atração, as mudas apenas ajudarão na contenção do avanço do processo erosivo.

Ao todo já foram plantadas mais de 72 árvores no local. Seu desenvolvimento é mais lento devido ao solo arenoso do local.