MEIO AMBIENTE: Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade

Por: Rodrigo Torres Cardoso
Diretor Dep. Agricultura e Meio Ambiente

Com título “Biodiversidade, Educação Ambiental e Sustentabilidade”, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro está divulgando semanalmente suas ações e assuntos de interesse ligados a questão ambiental. Confira a seguir.

Disponibilidade de água é uma questão importante, já que se trata de um recurso essencial à vida. Diretamente ligada a disponibilidade e qualidade da água, está a conservação da vegetação nas nascentes e ao longo dos corpos d’água. As árvores nas nascentes dos rios desempenham um papel muito mais que ornamental, já que atuam contendo a erosão do solo e assoreamento do corpo d’água pois suas raízes dão sustentação e ajudam a conter o movimento da água que escorre superficialmente e que carrega terra para o leito. Além de “sustentar” o solo, as raízes ainda diminuem a compactação, quebrando as camadas e aumentando a permeabilidade, devolvendo a água ao ciclo através das nascentes.

Preocupado com essa importante questão, o departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Rita, procura áreas prioritárias para a restauração de nascentes através do plantio de árvores nativas, aceitando sugestões de donos de propriedades rurais, dando todo o auxílio necessário para a execução da ação.

As nascentes mais interessantes para recuperação, são as que drenam diretamente ao sistema de abastecimento de água municipal (represa de captação). Em um projeto em parceria com a COMASA e com os proprietários, estarão sendo recuperadas as principais nascentes da bacia do córrego Passa Quatro, através da construção de cerca e plantio de mudas, ação muito importante que irá garantir qualidade e quantidade de água para o futuro.

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente mantem uma nascente “MODELO”, que contém as características ideais para conservação, onde podem ser agendadas visitas monitoradas para orientações à quem se interessar por reflorestar suas nascentes. O departamento, além de dar as orientações técnicas, ainda faz a doação de mudas para os processos de recomposição.

O contato para maiores informações é 3582-9004.